Loading...

ESPECIAL BRASILEIRÃO SUB-17: Estreante, Atlético-GO quer projetar atletas com equipe aguerrida

A 11ª matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão Sub-17 traz um dos estreantes da competição. O Atlético-GO busca uma vitrine para projetar suas promessas com uma equipe aguerrida e que colocará a evolução de um novo trabalho à prova.

Atlético vem de títulos e bons resultados nos estaduais da categoria. Foto: Divulgação/ ACG

O Dragão conseguiu uma vaga no torneio graças às campanhas da equipe profissional, que entrou no Top 20 do Ranking de Clubes da CBF. Anteriormente, o clube havia disputado algumas edições da Copa do Brasil Sub-17, alcançando as oitavas de final em duas oportunidades: 2017 e 2019.

No âmbito estadual, o Dragão tem números importantes.. A equipe conquistou o Goiano da categoria em 2017 e 2018, além de ficar com o vice em 2020. Na Taça Mané Garrincha, torneio disputado no segundo semestre, foram dois vice-campeonatos nas edições de 2018 e 2019.

Em 2021, o Atlético terá a chance de elevar seus resultados ao nível nacional. A estreia no Brasileirão, para o técnico Augusto Fassina, é um momento único e uma oportunidade para o clube expor seus talentos com uma equipe competitiva. Ele falou com exclusividade ao DaBase.com.br.

“Podemos esperar um time bastante aguerrido, determinado, competitivo. É o que buscamos fazer os atletas entenderem,  Por ser a primeira participação do clube, é um momento único, esperamos fazer uma boa campanha, projetar jogadores no cenário, por os atletas na vitrine, que podem ir até para o profissional, é uma tendência. Esperamos fazer uma boa competição e ficar marcados na história do clube”.

O treinador também é uma grande novidade no cenário do futebol de base. Zagueiro até 2019, ele encerrou sua trajetória nos gramados e assumiu a equipe sub-17 do Trindade, que disputou a última Copa do Brasil, e já terá uma oportunidade em um grande do estado em seu segundo ano de carreira.

Atlético foi semifinalista da Copa Votorantim Sub-15. Foto: Divulgação

A projeção dos atletas também se justifica pelos números. Em levantamento feito pelo DaBase.con.br, o Atlético foi apontado como o clube que menos utilizou suas categorias de base no Brasileirão, dando minutos somente ao atacante Vitor Leque.

Por outro lado, o clube deu espaço aos garotos no fim da última temporada, quando disputou a reta final do Campeonato Goiano de 2020 e a Copa Verde. Nomes como o do atacante Kevin, que foi o artilheiro do Torneio FGF Sub-17 em 2020, já apareceram no time principal neste ano.

No elenco sub-17, alguns jovens já são vistos como grandes promessas. A geração 2004/2005 se destacou chegando às semifinais da Copa Votorantim Sub-15 em 2019, além de bater na trave em três edições seguidas do Goiano Sub-15, ficando com o vice-campeonato entre 2017 e 2019.

Sem competições sub-15 em 2020, Fassina avalia que a transição dos jovens vem sendo feita com o início de seu trabalho, que busca a evolução contínua. O profissional afirmou que o mais importante será o desempenho, e não a idade.

“Os atletas vêm se desenvolvendo muito bem apesar da falta de competições. Estamos em uma nova linha de trabalho, buscando evoluir os atletas o quanto antes. Foi bastante complicado para os nascidos em 2004 que jogaram bem menos em 2020. Mas espero que no pouco tempo que temos, possamos evoluir continuamente, fazer uma boa competição. independentemente do primeiro ou segundo ano, vamos priorizar quem tem melhor desempenho, mesmo sendo mais novo”, concluiu.

DESTAQUES

Márcio Defendi. Foto: Reprodução/ Instagram

Márcio Defendi

Filho de goleiro, goleiro é. O jovem Márcio Defendi seguiu a cartilha e busca brilhar com a camisa do Dragão como o pai, de mesmo nome. Márcio foi campeão da Série C pelo clube em 1990 e se tornou preparador de goleiros, enquanto o filho já é considerado uma das promessas da base rubro-negra. Aos 16 anos, ele já assinou contrato profissional e foi titular do time sub-17 na última temporada.

 

Lucas Amaral. Foto: Reprodução/ Instagram

Lucas Amaral

O lateral-direito Lucas Amaral é uma dos atletas mais promissores do elenco rubro-negro. O jogador é nascido em 2005, mas já defende a categoria desde o ano passado, quando disputou o Torneio FGF. Ele fez parte do elenco que chegou às semifinais da Copa Votorantim em 2019 e chega para 2021 de contrato profissional assinado e como uma das apostas do clube para o futuro.

 

Adson Samuel. Foto: Reprodução/ Instagram

Adson Samuel

Em seu primeiro ano na categoria sub-17, Adson Samuel já brilhou com gols e muitas participações. O jogador de 17 anos marcou quatro vezes no Torneio FGF em 2020, sendo um dos principais goleadores da equipe. O jovem também fez parte do elenco que chegou às semifinais da Copa Votorantim e vai para o seu último ano na categoria como uma das referências ofensivas do Dragão.

 

TÉCNICO

Augusto Fassina. Foto: Arquivo Pessoal

Augusto Fassina

O novo comandante do time sdub-17 rubro-negro estava dentro de campo até pouco tempo atrás. Zagueiro de times como Avaí, Ponte Preta e dos rivais Goiás e Vila Nova, o profissional de 34 anos se aposentou em 2019, passou pelo sub-17 do Trindade na Copa do Brasil do ano passado e terá no Atlético sua primeira grande oportunidade na carreira.

Preparador Físico: Lennon

Treinador de Goleiros: Markus

ÚLTIMOS RESULTADOS

Estreante no Brasileirão, o Atlético não tem um grande histórico nas competições nacionais, chegando às oitavas de final em duas participações na Copa do Brasil (2017 e 2019). Já em Goiás, o clube coleciona conquistas, incluindo o bicampeonato Goiano em 2017 e 2018. O Dragão também foi vice estadual no ano passado e na Taça Mané Garrincha de 2018 e 2019.

ESTREIA DEFINIDA

A CBF definiu na última terça (09) os grupos e a tabela detalhada das primeiras rodadas do Brasileirão Sub-17. O Dragão está no Grupo A, ao lado de América-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.

A equipe estreia no dia 23 de março, terça-feira, às 15h, diante do Ceará, na Cidade Vozão, em Itaitinga.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...