Loading...

ESPECIAL BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES: Red Bull Bragantino aposta em continuidade e profissionalização

Na 11ª matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão de Aspirantes, um clube dá continuidade ao seu projeto de formação de atletas com o poder de duas equipes. O Red Bull Bragantino, com a base montada pelo Red Bull Brasil, vê no torneio uma oportunidade de colocar seus jovens na mira do time principal.

Red Bull Bragantino ficou a uma vitória das semifinais em 2020. Foto: Divulgação/ Red Bull Bragantino

Após a venda do Bragantino à Red Bull, em 2019, diversas mudanças foram promovidas no trabalho dos clubes. A oportunidade de colocar em campo os atletas formados pela equipe mais antiga com a marca do Red Bull Bragantino veio no ano passado, com a participação no Brasileirão de Aspirantes.

Depois de uma primeira fase regular, a equipe conquistou a classificação à segunda fase, na qual caiu apenas na última rodada, ao empatar com o Fluminense. Foram cinco vitórias, dois empates e sete derrotas.

A estreia da empresa em torneios de base nacionais – e do próprio Bragantino – foi marcada pela adaptação durante o torneio. Os desafios dos grandes confrontos para os jovens é algo que o técnico Vinícius Munhoz espera para esta temporada. Ele falou com exclusividade ao DaBase.com.br.

“Sabemos que o Brasileiro de Aspirantes reúne equipes tradicionais do futebol brasileiro, onde a cada rodada teremos jogos difíceis e equilíbrio na disputa pela classificação. Nossa expectativa é seguir a evolução experimentada ao longo do Paulista – Serie A2, manter a equipe competitiva, conquistar os resultados e a classificação”, disse.

O Red Bull Bragantino teve uma das equipes mais jovens no último torneio, apostando em jogadores que vinham do Red Bull Brasil na disputa do Paulista A2. O processo de dar calendário e continuidade ao projeto será mantido em 2021, como destaca o treinador,

“A ideia é dar continuidade para o grupo que participou do Paulista – Serie A2 e também para todos os atletas que atendam os requisitos para inscrição e participação na competição”, comentou.

Red Bull Brasil caiu nas quartas do Paulista A2. Foto: Ari Ferreira/ Red Bull Brasil

Em seu primeiro ano na elite nacional, o Red Bull Bragantino foi o segundo clube que menos utilizou atletas da base. Somente quatro jogadores vindos do Red Bull Brasil foram relacionados para jogos do Brasileirão, com 308 minutos disputados.

Com muitas contratações de jovens, o clube também rodou os atletas menos aproveitados no elenco sub-23. Nomes como Luis Phelipe e Chrigor, únicos formados nas equipes da franquia a entrarem em campo, também disputaram partidas do Brasileirão de Aspirantes, reforçando o time e ganhando rodagem.

Por outro lado, com o calendário cheio em 2021, o Red Bull Bragantino vem usando mais atletas da base. Nomes como Guilherme e Bruno Gonçalves, destaques do Red Bull Brasil desde a última temporada, foram relacionados e entraram em campo na Sul-Americana.

Com o Brasileirão de Aspirantes, a oportunidade de fazer a transição do Red Bull Brasil para o time principal é facilitada. Nomes como Wallison, Cristiano, Eliton Junior e Iago Teles, destaques desde 2020, poderão ter a chance de subir e ganhar minutos. Essa é a visão do clube, segundo Vinícius Munhoz, que comandou o time no Paulista A2.

“Para o Red Bull Bragantino, o Brasileiro de Aspirantes é uma competição profissional e não de base. É a oportunidade de dar tempo e continuidade aos atletas vindos da categoria de base, além de auxiliar na transição deles para nossa primeira equipe”.

DESTAQUES

Wallison. Foto: Reprodução/ Instagram

Wallison

O lateral-direito Wallison é uma das principais revelações da base do Red Bull Brasil. O jogador de 19 anos se destacou no Paulistão Sub-20 de 2019, marcando três gols em dez jogos. Ele foi emprestado à base do RB Salzburg e disputou a segunda divisão austríaca pelo Liefering. De volta ao Brasil, o jovem foi titular em quinze partidas e marcou um gol no Paulistão A2, sendo opção para o time principal.

 

Guilherme. Foto: Reprodução/ Instagram

Guilherme

Nascido em 2002, o meia Guilherme é um dos atletas que já tiveram oportunidades no time principal. O jogador de 19 anos chegou ao Red Bull Brasil em 2019, vindo do Cruzeiro, e se destacou no ano passado, quando disputou quinze partidas do Paulistão A2 e onze do Brasileirão de Aspirantes, com um gol marcado. Ele  foi relacionado para duelos do Brasileirão e, nesta temporada, estreou ao entrar em campo na Sul-Americana.

Bruno Gonçalves. Foto: Reprodução/ Instagram

Bruno Gonçalves

Um dos caçulas do grupo, o atacante Bruno Gonçalves é outra grande aposta da base. Nascido em 2003, o jogador de 18 anos já atuou em 14 jogos do último Brasileirão de Aspirantes – doze como titular – e marcou um gol, além de ter balançado as redes duas vezes na Copa São Paulo. Ele soma convocações para as seleções de base, fez 17 partidas no Paulistão A2 e foi relacionado para o último duelo do Red Bull Bragantino pelo Brasileirão.

TÉCNICO

Vinícius Munhoz. Foto: Reprodução/ Instagram

Vinícius Munhoz

Em seu segundo ano à frente do time B da franquia, Vinícius Munhoz acumula experiências no interior de São Paulo e Rio Grande do Sul. Ele já comandou Inter de Santa Maria, Audax, Ferroviária e o sub-20 do Mirassol antes de chegar ao Red Bull Bragantino em 2020, com a missão de conduzir o Red Bull Brasil.

Auxiliar Técnico: Hélio Júnior

Preparador Físico: Vinícius Zanetti

Treinador de Goleiros: Marcelo Gimenez

ÚLTIMOS RESULTADOS

O Red Bull Bragantino estreou no torneio chegando à segunda fase, mas sendo eliminado na última rodada. Com o nome Red Bull Brasil,, o clube disputou as duas últimas edições do Paulista Série A2, lutando contra a queda em 2020 e avançando ao mata-mata nesta temporada, mas sem grandes números. Além disso, a franquia mais antiga tem bons resultados na Copa São Paulo e foi vice-campeã paulista sub-20 em 2019.

ESTREIA DEFINIDA

O Red Bull Bragantino está no Grupo B da competição, ao lado de Avaí, Bahia, Coritiba, CRB, Fluminense, Fortaleza e Santos. A equipe estreia no dia 10 de junho, quinta-feira, às 15h, diante do Ceará, na Cidade Vozão, em Itaitinga.

Além do Ju, o time enfrentará, na sequência, Corinthians, Ponte Preta, Grêmio, Juventude, Vitória, Figueirense e Cuiabá.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...