Loading...

ESPECIAL BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES: Quatro times vivem indefinições às vésperas da estreia

Na 13ª e última matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão de Aspirantes, quatro clubes  vivem um clima de indefinição às vésperas do torneio. Enquanto Ceará e Fortaleza anunciaram suas comissões nesta semana, Bahia e Figueirense têm comandos interinos.

Ceará conquistou o último Brasileirão de Aspirantes. Foto: Xandy Rodrigues/ CBF

O histórico das quatro equipes é bem diferente. O Figueirense é o mais frequente na competição, mas ficou fora da última edição, em 2020. O time acumula duas eliminações na primeira fase, em 2017 e 2018, e uma classificação à segunda fase em 2019.

Quem teve o melhor desempenho recente foi o Ceará, atual campeão do torneio. O Vozão estreou em 2019, quando caiu na primeira fase. No ano passado, o clube passou pelas fases de grupo com a melhor campanha e levantou a taça após vencer o Vila Nova na decisão.

O rival do Alvinegro vai para a sua segunda participação tentando melhorar o desempenho. Em sua estreia, no ano passado, o Tricolor do Pici fez uma campanha regular, mas ficou na quinta posição da chave e foi eliminado na primeira fase.

Por fim, outro clube que retorna ao Brasileirão de Aspirantes é o Bahia. Eliminado na primeira fase em 2018, o Tricolor foi semifinalista no ano seguinte, perdendo para o campeão Internacional. O clube ficou fora da edição de 2020 e volta nesta temporada após retomar as atividades do sub-23.

Fortaleza foi eliminado na primeira fase em sua estreia. Foto: Samuel Andrade/ Fortaleza

Entre as indefinições, os clubes têm optado por profissionais da comissão técnica fixa ou do sub-20. Campeão em 2020, o Ceará definiu nesta semana que Daniel Azambuja será o treinador da equipe sub-23. Ele comandou o grupo em parte do último Brasileirão de Aspirantes e em jogos do Cearense deste ano, conhecendo boa parte da equipe.

Do grupo campeão em 2020, o Vozão viu alguns nomes ganharem cada vez mais espaço no profissional, como o zagueiro Gabriel Lacerda, o lateral Buiú e o atacante Saulo Mineiro. Outros jovens, como meia Marthã e o atacante Cristiano, foram emprestados. Alan, Geovane e Jacaré seguem como referências do grupo.

Outro profissional fixo que dirigirá a equipe sub-23 de seu clube é Léo Porto. Ex-analista de desempenho e auxiliar do Fortaleza, o técnico comandará uma equipe totalmente integrada ao elenco principal, que conta também com atletas do grupo. Nomes como do goleiro Kennedy, dos zagueiros Vinícius e João Paulo, do lateral Vitor Ricardo e do atacante Coutinho estarão na disputa do Brasileirão de Aspirantes.

O Figueirense também definiu que contará com profissionais da comissão fixa, porém não informou nomes. O clube pretende anunciar um treinador para a categoria, que contará com jovens já da base já aproveitados no time principal durante o Catarinense.  O zagueiro Gabriel Nazário, o lateral Ryan e o atacante Geovanne podem ser os destaques da equipe.

Bahia usou time de transição no Baiano deste ano. Foto: Felipe Oliveira/ EC Bahia

Já o Bahia optou por uma solução da base. Eduardo Guadagnucci, treinador vice-campeão da Copa do Brasil Sub-20 de 2020, vem comandando os treinos do time sub-23 de forma interina. Ele dirigirá a equipe no clássico Ba-Vi desta quinta (10). enquanto o clube não anuncia um novo comandante.

Durante o Baiano, Cláudio Prates dirigiu o time de transição, que disputou todo o Estadual. A campanha foi regular, com uma classificação às semifinais. Porém, com eliminação diante do Bahia de Feira, o treinador deixou o clube. A equipe traz nomes de destaque, como do zagueiro Gustavo Henrique, do lateral Renan Guedes – frequentemente usado no profissional -, do volante Luiz Filipe e do atacante Marcelo Ryan.

CONFIRA OS GRUPOS DO BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES

Grupo A: Ceará, Corinthians, Cuiabá, Figueirense, Grêmio, Juventude, Ponte Preta e Vitória

Grupo B: Avaí, Bahia, Coritiba, CRB, Fluminense, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Santos

TABELA DA 1ª RODADA

15h: Ceará x Red Bull Bragantino (Cidade Vozão, Itaitinga)

15h: Figueirense x CRB (Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis)

15h: Corinthians x Santos (Parque São Jorge, São Paulo)

15h: Fluminense x Grêmio (Laranjeiras, Rio de Janeiro)

15h: Avaí x Ponte Preta (Ressacada, Florianópolis)

15h: Bahia x Vitória (Estádio Pituaçu, Salvador)

15h: Coritiba x Juventude (Couto Pereira, Curitiba)

17h: Cuiabá x Fortaleza (Estádio Dito Souza, Várzea Grande)

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...