Loading...

ESPECIAL BRASILEIRÃO DE ASPIRANTES: Novidade, Cuiabá quer dar continuidade à formação dos atletas

Na segunda matéria da série especial do DaBase.com.br sobre o Brasileirão de Aspirantes, um novato quer chamar a atenção em sua estreia nas competições nacionais de base. O Cuiabá aproveitará a oportunidade para dar continuidade ao processo de formação e rodagem ao elenco principal.

Base dourada se prepara para competições de 2021. Foto: Divulgação/ Cuiabá

O clube vem de uma ascensão meteórica no cenário nacional. Da fundação ao sucesso estadual, das divisões inferiores à Série A, o Cuiabá garantiu o acesso à elite nacional em 2020 e ganhou posições no Ranking de Clubes da CBF, possibilitando a presença no campeonato de base.

A estreia no torneio será uma oportunidade para recuperar o ano perdido na base dourada. Sem calendário em 2020, o clube ficou sem torneios oficiais para os atletas jovens, além de desligar profissionais e precisar reformular o projeto para 2021.

Com o crescimento no profissional e a retomada das competições – como o Mato-Grossense Sub-19, que começa no próximo mês -, o clube contratou Ricardo Mendes para coordenar a base dourada e aproveitou o convite para disputar o Brasileirão de Aspirantes e colocar os jovens novamente em campo.

A ideia do Cuiabá, segundo Franco Muller, é dar continuidade à formação dos jovens. Em conversa exclusiva com o DaBase.com.br, o auxiliar do time principal até 2020 e atual técnico da equipe sub-23 destacou os objetivos do Dourado na competição.

“O Cuiabá vem com uma proposta bem definida para a competição: oportunizar seus atletas, principalmente os oriundo da base, para que os mesmos disputem grandes jogos, com grandes equipes do cenário nacional. Dessa forma, pretende-se dar continuidade ao processo de formação e fazer com que nossos atletas estejam aptos a serem inseridos no grupo principal sem terem vivenciado uma competição nacional de alto nível técnico, tático e competitivo”.

Cuiabá é o atual bicampeão estadual sub-15. Foto: Divulgação/ Cuiabá

Para isso, o clube utilizará boa parte do elenco sub-20, além de dar rodagem aos jogadores pouco utilizados na equipe profissional durante o Brasileirão da Série A, como comenta o treinador.

“(Vamos usar) o elenco e os jogadores do sub-20 para dar uma vivência maior. E também sempre que o profissional quiser dar minutagem a algum jogador, vamos usar na sub-23”, destacou.

O projeto de base do Cuiabá vem sendo desenvolvido desde os primeiros anos do clube. Com foco na formação dos jovens na Região Centro-Oeste, a captação envolve uma rede de escolinhas no estado e a busca por jovens mato-grossenses que, antes do Cuiabá, não tinham muitas opções para disputar grandes campeonatos e buscavam outros centros.

O sucesso é visto em alguns números. O Dourado é o líder do Ranking DaBase no Mato Grosso e o quinto colocado no Centro-Oeste. Além disso, o clube é o atual bicampeão estadual sub-15 e soma o título sub-19 em 2018 e os vices sub-17 em 2017 e 2019.

A revelação de atletas para o time profissional também é um plano para 2021. O clube iniciou a temporada aproveitando alguns jovens no elenco principal, casos do zagueiro Vitor Hugo, do lateral Athirson e dos atacantes Pop e Rikelme Hernandes.

Na cisão de Franco Muller, os desafios no Brasileirão de Aspirantes serão grandes, mas essa será uma oportunidade para o clube competir contra camisas pesadas e aprimorar seus atletas.

“O objetivo é aproveitar a competição da melhor forma possível, mesmo sabendo de todas as dificuldades, da qualidade dos times adversários. Com isso, esperamos que a evolução dos atletas seja muito proveitosa”, concluiu.

DESTAQUES

Rafael Bretas. Foto: Reprodução/ Instagram

Rafael Bretas

Candidato a paredão do Brasileirão de Aspirantes, o goleiro Rafael Bretas é uma das apostas da base do Cuiabá. Com passagem pela base do Grêmio, o jovem de 20 anos fez parte do elenco sub-20 que disputou a Copa do Brasil de 2019 e a Copa São Paulo do ano passado, além de ter ficado no banco do time principal em jogos do Estadual do ano passado e de 2021.

 

Alan Mendez. Foto: Reprodução/ Instagram

Alan Mendez

Também conhecido como Paraguai, o meia-atacante Alan Mendez é um dos estrangeiros que podem brilhar no torneio deste ano. Contratado junto ao 3 de Febrero-PAR, o jovem de 20 anos integrou o elenco principal no início deste ano, somando cinco partidas – duas como titular – e um gol marcado no Estadual.

 

Rikelme Hernandes. Foto: Reprodução/ Instagram

Rikelme Hernandes

Rikelme Hernandes chama a atenção do torcedor dourado desde os 15 anos, quando foi relacionado pela primeira vez para um jogo do time profissional. O atacante foi emprestado ao Cruzeiro entre 2019 e 2020, somando 26 jogos e dois gols pela equipe sub-17. De volta ao Cuiabá, o jovem de 17 anos fez duas partidas na Copa Verde e outras oito nesta temporada, sendo três como titular no Estadual. surgindo como grande promessa da base.

 

TÉCNICO

Franco Muller. Foto: Divulgação/ Cuiabá

Franco Muller

Franco Muller fez parte do início do projeto Cuiabá, sendo auxiliar nos anos de 2005 e 2006. Depois disso, o técnico de 41 anos rodou por clubes como Grêmio, Ceará, Vasco, Red Bull Bragantino e outros, até retornar ao Dourado em 2020, fazendo parte da comissão que conquistou o acesso à Série A.

Coordenador: Ricardo Mendes

Preparador Físico: Rogério Neves

Auxiliar Técnico: Giovanni C Gabriel

Fisiologista: Victor N Freitas

Analista de Desempenho: Rodolfo Kupper

ÚLTIMOS RESULTADOS

O sub-23 do Cuiabá disputará sua primeira competição nesta temporada. Apesar disso, a base do clube vem de bons resultados estaduais. O clube é o atual bicampeão mato-grossense sub-15, além de ter levantado a taça do sub-19 em 2018 e ficado com o vice do sub-17 em 2017 e 2019.

ESTREIA DEFINIDA

O Cuiabá está no Grupo A da competição, ao lado de Ceará, Corinthians, Figueirense, Grêmio, Juventude, Ponte Preta e Vitória. A equipe estreia no dia 10 de junho, quinta-feira, às 17h, diante do Fortaleza, na Arena Pantanal.

Além do Coxa, o time enfrentará, na sequência, CRB, Fluminense, Coritiba, Avaí, Bahia, Santos e Red Bull Bragantino.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...