Espanhol Sub-19 conhece mais finalistas
Foi realizada a última rodada da segunda fase do Campeonato Espanhol Sub-19, oficialmente chamado de “División de Honor Juvenil”, definindo os vencedores de cinco dos sete grupos, mas as oito equipes que seguem na briga pelo título nacional continuam indefinidas em função de jogos adiados.
Após a presença de 142 clubes na primeira fase, setenta seguiram na briga pelo título, porém em função do regulamento, que contabilizava os pontos conquistados nas duas etapas, na prática este número era bem menor. Agora na segunda fase os subgrupos da primeira se uniram e os dez clubes classificados disputaram cinco rodadas, contra os que vieram do outro subgrupo, com a pontuação não sendo zerada. O primeiro colocado de cada e o melhor segundo passam à fase final.
No Grupo 1, o Deportivo La Coruña, que já estava com o primeiro lugar garantido, foi batido fora de casa pelo Sporting Gijón e permaneceu com 53 pontos ganhos, ficando o Celta em segundo, com 51, após golear por 5 a 2 o Marina, também como visitante.
No Grupo 2, em confronto direto entre líder e vice-líder, o Athletic Bilbao, em seus domínios, meteu 4 a 0 no Osasuna e foi a 57 pontos ganhos, abrindo cinco do time de Pamplona.
No Grupo 3, os jogos foram adiados. O líder Barcelona (44) visita o Cerdanyola del Vàlles e o vice-líder Espanyol (44) encara o Gimnàstic, também fora de casa, enquanto o Real Zaragoza (43), atual campeão, receberá o Damm.
No Grupo 4, o Málaga, já classificado, com 65 pontos ganhos, teve a partida contra o Sevilla, vice-líder com 60, na casa do adversário, adiada.
No Grupo 5, Atlético de Madrid e Real Madrid, que dividem a liderança, com 56 pontos ganhos, tiveram seus jogos contra Leganés e Real Valladolid, respectivamente, ambos como visitantes, adiados.
Com o grupo já resolvido há duas rodadas, Tenerife e Las Palmas ficaram no 0 a 0. Assim, o Las Palmas terminou com 14 pontos a mais que o adversário, segundo colocado.
No Grupo 7, o líder Levante meteu 5 a 0, em casa, no Archena, e terminou com 57 pontos ganhos, dois a mais que o Valencia, que derrotou o Kelme, por 1 a 0, também em seus domínios. É a primeira vez que o time granota fica em primeiro lugar, pondo fim à hegemonia de Villarreal e Valencia.