Loading...

Entidade confirma início da UEFA Youth League para março

Agora de forma oficial, o Comité Executivo da UEFA aprovou o novo formato para a UEFA Youth League 2020/2021, nome oficial da Liga dos Campeões da Europa na categoria sub-19.

Real Madrid-ESP é o atual campeão (Foto: Divulgação/RMCF)

Devido às dificuldades existentes na organização da competição e à relutância dos atletas menores em viajar no contexto atual de pandemia do novo coronavírus, a competição contará com um formato de eliminatórias diretas desde a primeira fase, que terá início em março de 2021.

Um total de 64 clubes participarão da oitava edição do torneio continental, sendo os 32 que disputam a fase de grupos da UEFA Champions League e os campeões nacionais das 32 principais federações, de acordo com os coeficientes da UEFA por país em 2019. Caso algum destes vencedores já esteja na primeira lista, será substituído por um campeão nacional da categoria da próxima federação no ranking da UEFA.

Com isso, 38 países estão representados, sendo Espanha e Alemanha a maioria, com cinco participantes. Inglaterra, Itália, França e Rússia têm quatro. Com dois aparecem Portugal, Bélgica, Ucrânia, Turquia, Holanda, Áustria, Grécia, Dinamarca e Hungria. Com um virão República Tcheca, Croácia, Suíça, Chipre, Sérvia, Escócia, Bielorrússia, Suécia, Noruega, Cazaquistão, Polônia, Azerbaijão, Israel, Bulgária, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Macedônia do Norte, Moldávia, Albânia, República da Irlanda e Finlândia.

A entidade ainda não resolveu como se dará o primeiro mata-mata. Há uma corrente que deseja que todos os 32 confrontos sejam entre um campeão nacional contra um participante da UCL. Outra corrente quer que na primeira fase todos de uma seção não encarem os da outra. E uma terceira gostaria que os 64 participantes fossem divididos em dois potes, de acordo com o ranking de clubes da UEFA, e os 32 melhores enfrentassem os 32 piores.

A decisão sairá em dezembro, mas já se sabe que todas as fases terão jogo único, definidos por sorteio, e mais uma vez semifinais e final disputadas no estádio Colovray, em Nyon, na Suíça.

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...