Eliminatórias para a Copa da Ásia Sub-17 conhecem primeiros classificados

As eliminatórias para a Copa da Ásia Sub-17 de 2023 tem 42 países divididos em quatro grupos de cinco, outros quatro com quatro equipes e dois com três, após as desistências de Timor-Leste e Sri Lanka, com selecionados anfitriões em cada. Os dez vencedores de grupo e os seis melhores segundos colocados se classificarão para a fase final.

Uzbequistão venceu Coreia do Sul e se classificou (Foto: AFC)

A penúltima rodada de todos os grupos definiu os primeiros classificados, com destaque para Japão, Indonésia, Arábia Saudita, Índia, Iêmen, Bangladesh, Vietnã, Tailândia, Austrália, China, Irã e Uzbequistão, que seguem com 100% de aproveitamento.

No A, com sede na Jordânia, no Estádio Prince Mohammed, em Zarqa, a Síria foi goleada pelo Japão por 3 a 0, com gols de Shibata, Nawata e Tokuda. Já Jordânia e Turquemenistão empataram por 3 a 3. Titow abriu o placar, Sabra deixou tudo igual, Titow fez mais um, Abu Aqoula virou, mas Annaýew (pênalti) impediu o triunfo jordaniano.

O Japão lidera isoladamente com nove pontos ganhos, quatro a mais que Jordânia e Turquemenistão. Já eliminadas, a Síria tem dois e as Filipinas, zero.

No Grupo B, com sede na Indonésia, no Estádio Pakansari, em Cibinong, a Malásia bateu os Emirados Árabes Unidos por 3 a 2. Arami e Anjasmirza abriram vantagem, Amer (pênalti) e Al-Marzouki empataram, porém nos acréscimos, Faris definiu o triunfo malaio. Em seguida, a Palestina perdeu por 2 a 0 para a Indonésia, com gols de Al-Fuqaha (contra) e Habil.

Assim, a Indonésia lidera com nove pontos ganhos, dois a mais que a Malásia. Emirados Árabes, com seis, mas que folga na última rodada, está eliminado, junto com Guam, que tem um, e a Palestina, que continua com zero.

No C, no Complexo Esportivo Sultan Qaboos, em Mascate, no Omã, o Iraque fez 3 a 0 no Bahrein, gols de Al Darraji, Ali e Jawad, todos no segundo tempo. Depois, o Catar bateu o Omã por 2 a 1, de virada. Al-Shekaily abriu o placar, mas depois do intervalo Adel marcou duas vezes (a primeira de pênalti).

O Catar pulou para a ponta, com sete pontos ganhos, ultrapassando Omã, que tem seis. Iraque e Bahrein estão com quatro e o já eliminado Líbano é o lanterna, com um ponto somado.

No D, com sede na Arábia Saudita, em jornada dupla no Estádio Prince Saud bin Jalawi, em Khobar, a Índia aplicou 4 a 1 em Myanmar, gols de Guite (2) e Gaangte (2). Htoo Wai Yan descontou. O selecionado da casa bateu por 2 a 1 o Kuwait, com dois tentos anotados por Al-Bishri. Boodai fez o de honra dos derrotados.

Arábia Saudita e Índia lideram com nove pontos ganhos. De folga na última rodada, o Kuwait, com seis, está eliminado, assim como Mianmar e Maldivas, sem ponto somado.

Pelo Grupo E, em Bangladesh, no Bir Sherestha Shaheed Shipahi Mostafa Kamal Stadium, em Dhaka, o Iêmen fez 6 a 0 no Cingapura, com gols de Al-Shaban, Abdulnabi, Radman, Al-Salami (2) e Moqbel. E o Bangladesh derrotou o Butão por 2 a 0, gols de Nazim Uddin e Hemel. Iêmen e Bangladesh lideram com seis pontos ganhos.

Pelo Grupo F, no estádio Viət Trì, em Phú Thě, no Vietnã, a Tailândia bateu o Taipei, por 3 a 1, gols de Tontawan (2) e Phongpech. Lin Hai-cheng chegou a empatar para os derrotados. Com gols de Nguyễn Công Phương, Bùi Hoàng Sơn, Vi Đình Thượng, Lê Đình Long Vũ e Huỳnh Văn Danh, o Vietnã fez 5 a 0 no Nepal. Com seis pontos ganhos, Vietnã e Tailândia estão na liderança.

Pelo Grupo G, duas goleadas no Shepparton Sports City, em Shepparton, na Austrália. Na preliminar, China 11 a 0 nas Ilhas Marianas do Norte, com gols marcados por Huang Kaijun, Zhang Junjie (2), Liu Chengyu (2), Mei Shuaijun (pênalti), Wang Haobin e Wang Yudong (4). Depois, a Austrália meteu 10 a 0 no Camboja. Ron Chongmieng (contra), Glasson, Hately (2), Irankunda, Lebib, Quintal (2), Dovison e Di Pizio fizeram os gols. Australianos e chineses lideram com seis pontos ganhos.

Pelo Grupo H, com sede no Tajiquistão, no Estádio Pamir, em Dushanbe, com a desistência do Timor-Leste, a única partida foi a vitória do Afeganistão por 5 a 0 na Mongólia, gols de Niazi (3), Ramazani e Rahimi.

Pelo Grupo I, no Quirguistão, no Estádio Dolen Omurzakov, em Bishkek, Laos fez 5 a 0 em Hong Kong, gols de Sayphone (2), Khammanh e Peter (2). Em seguida, em duelo de vencedores na estreia, o Irã aplicou uma goleada por 4 a 0 no Quirguistão, com os tentos anotados por Taheri, Andarz, Ghandipour e Homaeifard, pulando para a ponta isolada.

Pelo Grupo J, no Jar Stadium, em Tashkent, no Uzbequistão, sem a presença do Sri Lanka, a única partida foi a vitória da seleção da casa sobre a Coreia do Sul, por 3 a 2, de virada. Kang Min-woo abriu o placar, Yu Byeong-heon (contra) empatou e ele mesmo recolocou os sul-coreanos na frente, mas Mirzaev e Olimov viraram para os uzbeques.

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...