Diretor das categorias de base do Fortaleza diz que prioridade é a segurança

Um dos principais clubes do Nordeste, o Fortaleza se preparava para a disputa do Campeonato Cearense em todas as categorias de base. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que suspendeu todas as atividades esportivas no país, há incerteza da realização das competições.

Atletas que não moram na capital estão no CT (Foto: Divulgação / Fortaleza EC)

Em bate-papo com o DaBase, através da assessoria do Leão, Roberto Moreira, diretor das categorias de base do clube relatou a situação atual:

“Os atletas no momento estão de férias. Os que têm contratos estão recebendo salário normalmente, o qual não teve redução. Os amadores, pela legislação brasileira só permite que atletas recebam salário acima de 16 anos, então recebem acompanhamento do clube na parte de psicologia, fisioterapia, e treinamentos. Os atletas que moram no CT Ribamar Bezerra, centro de treinamento do clube que fica em Maracanaú, são os que vieram do interior do Estado e de outros estados do Brasil, ou seja, os que não residem em Fortaleza”.

Sobre a expectativa para a volta aos trabalhos e a retomada da temporada, o dirigente foi enfático, deixando o futebol em segundo plano:

“Nossas expectativas são com a segurança (saúde física e mental) dos nossos colaboradores e atletas, porque sabemos que existem muitas vidas envolvidas. Isso está sendo a nossa maior meta no momento. Estamos envolvendo nossas psicólogas, assistente social, nutricionista, médicos para darem o apoio aos atletas e colaboradores da base do FEC através de palestras e reuniões de vídeo conferências, para mantermos todos saudáveis para quando retornarmos, mas ainda sem nenhuma data prevista. Além disso, esperamos que ainda tenhamos datas no calendário para que possa ter os campeonatos cearenses de todas as categorias, caso se confirme, iremos retornar fazendo uma pré-temporada e preparando as equipes para participar”.

E com toda esta situação, uma paralisação por tempo indeterminado, Roberto falou sobre a questão do investimento e a rivalidade com o Ceará:

“O investimento da base é um valor aprovado pelo Conselho Deliberativo na última reunião do ano de 2019, que faz parte de um orçamento financeiro que envolve todos os setores do clube. No entanto com esse período sem futebol e obviamente com uma grande diminuição das receitas, teremos que refazer nossos planejamentos e estipular novas metas, porém teremos ainda que aguardar uma sinalização nacional do retorno do futebol, pois não podemos afirmar quando retornaremos. Quanto a rivalidade entre Fortaleza e Ceará, sempre existiu e deverá continuar existindo, na realidade ela tem o lado saudável, pois todos os anos as duas grandes equipes tentam superar uma a outra, tornando os campeonatos mais emocionantes”.

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...