Destaque na base, Jacuipense fecha parceria com Atlético-PR
O futebol de base baiano não vive o melhor dos tempos. Vitória e Bahia seguem com o monopólio dos títulos estaduais e toda representatividade do estado em competições nacionais e internacionais, enquanto os outros clubes sofrem para mandar os meninos a campo. Essa realidade não é novidade.
Novo mesmo é o trabalho de sucesso que está sendo desenvolvido pelo Esporte Clube Jacuipense, clube da primeira divisão do Campeonato Baiano Profissional, mas que nunca fez nenhum trabalho expressivo nas categorias de base. Hoje, o “Leão do Sisal”, é a terceira força local na formação de atletas.
Com estrutura e mais de 30 jogadores empregados em clubes pelo Brasil, o clube comandado por um grupo de empresários fechou parceria com o Atlético-PR. Antes de completar um mês de trabalho em conjunto, o Furacão já vai levar cinco atletas do clube baiano. As promessas chegam em Curitiba com contrato distintos, variando de caso para caso, e a apresentação será no próximo dia 12.
Atlético-PR no Nordeste
De acordo com Alessandro Brito, coordenador de captação do Atlético-PR, o grande objetivo de parcerias como essa é de buscar jogadores em regiões diversas do país. “Importante, principalmente, por identificar atletas na grande Salvador e por ter um pólo no Nordeste representando nossa entidade. Não conseguimos avaliar atletas no Brasil inteiro. Então, precisamos de projetos como o do Jacuipense, que são projetos sérios, para a gente conseguir dar oportunidade para atletas do Brasil inteiro”, explicou.
Para Luciano Cortizo, sócio do grupo responsável pela gestão das categorias de base do Jacuipense, essa foi mais uma etapa concluída com sucesso na história do clube. “Nosso principal objetivo é revelar atletas qualificados e cidadãos de bem para o futebol. Ter como parceiro um clube como o Atlético-PR é excelente quando pensamos nesse propósito. Estamos todos muito felizes por isso”, destacou.
Dupla de sucesso
O Jacuipense também tem como suporte diário o trabalho feito pela Mota Academia de Futebol – MAF, que é gerida por Newton Motta, ex-gestor da base de clubes como Vitória-BA, Bahia e Cruzeiro. A MAF é responsável por trabalhar com aqueles meninos que não estão prontos para atuarem nos times de competição do Jacuipense.
Outro sócio do grupo que gere o “Jacupa”- como é carinhosamente chamado pelo torcedor -, Wilson Kraychete ressalta que o novo trabalho a ser desenvolvido em parceria com o Furacão deve-se muito à entrosada dupla formada por Mota e Paulo Carneiro, diretor de futebol do Rubro-negro paranaense. Juntos, eles trabalharam no Vitória, nos anos 90, e revelaram ao mundo atletas como Dida, Alex Alves, Rodrigo Chagas e Vampeta. “A experiência e o número de atletas altamente qualificados que eles revelaram juntos diz por si só o quanto essa parceria é promissora. Com certeza, essa amizade e confiança mútua no trabalho destas figuras influenciaram para que optássemos por trabalhar em conjunto”, observou Kraychete.
“O primeiro passo está sendo dado e a nossa ideia é fazer tudo correr muito bem para que possamos expandir essa parceria que já começa com sucesso. Eu não tenho certeza de que estamos fazendo um bem enorme para o nosso clube e, consequentemente, para o futebol baiano”, pontuou Felipe Carneiro, o presidente do Jacuipense.
#PartiuCuritiba
No próximo dia 12, já como fruto desta parceira, vão se apresentar ao Atlético-PR cinco atletas vindos do Jacuipense. São eles:
Weverton Almeida – zagueiro (nascido em 1999)
Alex – meio-campo (nascido em 1999)
Júnior – zagueiro (nascido em 2000)
João Lucas – atacante (nascido em 2002)
Ronald – Lateral esquerdo (nascido em 2002)
Além destes, outros quatro atletas (todos nascidos em 2003) estão em observação e podem vestir a camisa do time paranaense em breve.