Definidos os classificados para a fase final da Copa da Ásia Sub-23

Chegou ao fim a fase de qualificação para a Copa da Ásia Sub-23 de 2022, que teve 38 países (após quatro desistências), na briga por 15 vagas na fase final, que será realizada no Uzbequistão, classificado automaticamente como país anfitrião.

Competição jamais teve um bicampeão (Foto: AFC)

Na Zona Oeste, 22 seleções da Ásia Ocidental, Central e Sul formaram quatro grupos de quatro e dois de três equipes. O Catar ficou em primeiro no A, invicto, assim como a Jordânia, no F. Irã (B) e Iraque (C) avançaram com 100% de aproveitamento. Kuwait (D) e Emirados Árabes (E), com seis pontos somados, também terminaram na primeira colocação.

Na Zona Leste, com 16 seleções da ASEAN e da Ásia Oriental em dois grupos de quatro, dois de três e um com apenas dois participantes, a Austrália avançou com 100% de aproveitamento no Grupo G, assim como Coreia do Sul (atual detentora do título) no H, Vietnã no I e Japão no K. Invicta, a Malásia ficou em primeiro no J.

Além desses vencedores de grupo e do país-sede, estão classificados para a fase final Tailândia, Arábia Saudita, Turcomenistão e Tajiquistão. Estes dois últimos farão suas estreias na competição continental. Por outro lado, Uzbequistão, Iraque, Jordânia, Austrália, Coreia do Sul, Japão e Arábia Saudita estiveram sempre presentes.

Houve quatro edições anteriores, com quatro campeões diferentes: 2013 (Iraque), 2016 (Japão), 2018 (Uzbequistão) e 2020 (Coreia do Sul).

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...