Definidos os classificados às quartas de final do Carioca Sub-20
Chegou ao fim a 11ª e última rodada da Taça Guanabara, a primeira fase do Campeonato Carioca Sub-20, definindo o Vasco como campeão e os oito clubes que seguem na luta pelo título estadual da categoria.
O Gigante da Colina terminou com 25 pontos ganhos e ergueu o troféu de forma invicta, com sete vitórias e quatro empates, após o empate por 0 a 0 contra o Bangu, no Estádio Nivaldo Pereira, em Austin, Nova Iguaçu.
Além disso houve o triunfo do Fluminense sobre o Audax por 2 a 0, no CT Vale das Laranjeiras, em Xerém, distrito de Duque de Caxias, que deixou a equipe tricolor um ponto atrás dos vascaínos.
Demais resultados: Flamengo 5 x 3 Madureira (Gávea, Rio de Janeiro), Nova Iguaçu 1 x 1 Volta Redonda (CT do Laranjão, Nova Iguaçu) e Botafogo 3 x 0 Boavista (CEFAT, Niterói). Apenas para cumprir tabela, nesta quinta-feira (2), às 15 horas, tem Resende x Portuguesa, no Estádio do Trabalhador. Quem vencer terminará em décimo lugar. Em caso de empate serão os dois últimos colocados.
Vasco e Flamengo terminaram com os melhores ataques, com 27 gols marcados, e o pior ficou com o Audax, com apenas oito bolas na rede. Já o Fluminense, teve a melhor defesa, com apenas sete tentos sofridos, e a pior é a do Resende, vazada em 29 oportunidades.
O Vasco conquistou o título do torneio pela quarta vez em sua história (as outras foram em 1998, 2017 e 2020). O maior vencedor é o Flamengo, com sete.
As quartas de finais do Carioca da categoria estão definidas: Vasco (1º) x Bangu (8º), Fluminense (2º) x Nova Iguaçu (7º), Volta Redonda (3º) x Madureira (6º) e Botafogo (4º) x Flamengo (5º). Serão partidas de ida e volta e os quatro primeiros colocados terão a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.
Por outro lado foram eliminados Boavista (9º, repetindo 2021), Audax (10º, em sua volta à elite), Portuguesa (11º, como no ano passado) e Resende (12º, que havia ido ao mata-mata em 2021 e feito boa campanha na Copa São Paulo de Futebol Júnior em janeiro deste ano).
Cabe lembrar que como a competição sub-20 tem os mesmos participantes da categoria principal, a presença do Volta Redonda em 2023 ainda não está garantida.