Definidos os Cariocas Sub-13 e Sub-14
O Campeonato Metropolitano Sub-13 e também o Sub-14, ambos promovidos pela empresa Action Sport, em co-organização com os quatro grandes e com a chancela da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) tiveram seus participantes, regulamento e tabela definidos.
Os campeonato serão disputados no período de 30 de abril a 03 de dezembro de 2017, com Taça Guanabara, Taça Rio e a Grande Final.
As 12 equipes na disputa nas duas categorias são os organizadores Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, e as convidadas Barra da Tijuca, Boavista, CFZ/União, Friburguense, Madureira, Olaria, Portuguesa e Tigres do Brasil.
Na primeira fase (Taça Guanabara), elas formam um único grupo e jogarão entre si, em turno único. Após as 11 rodadas acontecerá uma aberração: as equipes serão ordenadas classificatoriamente pela SOMA DO NÚMERO DE PONTOS DAS DUAS CATEGORIAS.
As oito com melhor pontuação avançam às quartas de final do turno, que terá partida única e os seguintes confrontos: 1º x 8º (JOGO 1), 2º x 7º (JOGO 2), 3º x 6º (JOGO 3) e 4º x 5º (JOGO 4). Classifica-se para a fase seguinte a equipe vencedora. Em caso de empate no tempo normal, serão cobrados, alternadamente, cinco tiros livres da marca de pênalti para cada equipe, e no caso de persistir o empate, serão cobrados alternadamente, um tiro livre direto da marca de pênalti para cada equipe.
Na semifinal do turno, com mando de campo definido pela classificação geral (SOMA DO NÚMERO DE PONTOS DAS DUAS CATEGORIAS), outra aberração: o vencedor do JOGO 1 jogará contra o vencedor do JOGO 3 e o vencedor do JOGO 2 jogará com o vencedor do JOGO 4. Os vencedores disputarão a Final da TAÇA GUANABARA em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, serão cobrados, alternadamente, cinco tiros livres da marca de pênalti para cada equipe, e no caso de persistir o empate, serão cobrados alternadamente, um tiro livre direto da marca de pênalti para cada equipe.
A FINAL da TAÇA GUANABARA também será em jogo único, com MANDO DE CAMPO a favor daquele com melhor campanha geral.
A TAÇA RIO (segunda fase), será disputada sob o mesmo FORMATO DE DISPUTA da TAÇA GUANABARA, porém com dois participantes a menos, já que os dois últimos na soma das duas categorias serão rebaixados para a SÉRIE PRATA do Campeonato Metropolitano 2017.
A GRANDE FINAL do CAMPEONATO METROPOLITANO 2017 será disputada em dois jogos, entre a vencedora da TAÇA GUANABARA e a vencedora da TAÇA RIO.
Ao término da Primeira Fase da TAÇA RIO, as equipes serão ordenadas classificatoriamente pela SOMA DO NÚMERO DE PONTOS DAS DUAS CATEGORIAS e as duas com menos pontos serão rebaixadas para a SÉRIE PRATA do Campeonato Metropolitano 2018.
E tem mais absurdos no regulamento: “§ 7º – Fica determinado que os Atletas inscritos pelas duas Equipes que serão rebaixadas para a SÉRIE PRATA do Campeonato Metropolitano 2017, só poderão ser transferidos para as Equipes Coorganizadoras do Campeonato Metropolitano 2017 (BotafogoF.R., C.R.Flamengo, C.R.Vasco da Gama, Fluminense F.C.), para fins da disputa da TAÇA RIO/OURO 2017”.
O tempo de partida para as categorias SUB-13 e SUB-14 será de 70 minutos divididos em 35 minutos para cada tempo, com intervalo de 10 minutos. Os Cartões Amarelos não serão cumulativos para suspensão dos atletas e o atleta que receber Cartão Vermelho poderá ser substituído dentro da partida, devendo cumprir suspensão automática na partida seguinte.