Loading...

DaBase faz levantamento histórico e define o grupo mais difícil da Copa SP

No próximo dia 2 começa a edição 2018 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a presença recorde de 128 clubes, divididos em 32 grupos. Os dois primeiros de cada avançam ao mata-mata.

Vasco da Gama está no “Grupo da Morte” (Foto: You Tube)

Num levantamento de dados inédito, o DaBase definiu qual o grupo mais difícil da primeira fase e o mais fácil, levando em conta um retrospecto histórico de cada participante.

Ter sido campeão ao menos uma vez significa cinco pontos. Um vice vale quatro. Ter avançado às oitavas em 2017 são três pontos. Chegar ao mata-mata no ano passado equivale a dois. Ter ficado em terceiro lugar no grupo da primeira fase, um. Ter sido o último colocado não pontua. E quem não participou da última edição fica com um ponto negativo.

Sendo assim, o mais “forte” é o 26, que tem Juventus-SP, semifinalista em 2017, campeão uma vez e vice três; Vasco da Gama-RJ, um título e um segundo lugar, eliminado na terceira fase, assim como o Água Santa-SP. O Espírito Santo-ES não participou. Total de pontos: 24.

Depois aparece o Grupo 8, que tem Marília-SP, campeão uma vez e caiu na segunda fase no ano passado, assim como o Mogi Mirim-SP. O Fluminense-RJ, que ficou com o título cinco vezes, além de ter sido vice duas, e que parou na terceira fase. O Tubarão-SC não participou. Total de pontos: 19.

Muito próximo está o Grupo 31, que tem Nacional-SP, campeão e vice em duas oportunidades, e que caiu na segunda fase em 2017, assim como o Santo André-SP, que levantou a taça uma vez. O ABC ficou em terceiro lugar na sua chave. O São Paulo-AP não participou. Total de pontos: 18.

O Grupo 12 tem Cruzeiro-MG, que ficou com a taça uma vez, além de ter sido vice duas e que em 2017 foi desclassificado nas oitavas de final. O Batatais-SP, atual vice-campeão do torneio. O Nova Iguaçu-RJ caiu na segunda fase no ano passado e a Internacional de Bebedouro-SP não participou. Total de pontos: 17.

O Grupo 11 tem Comercial-SP, vice uma vez e que ficou em terceiro lugar na sua chave em 2017, assim como o Rio Branco-SP, vice também em uma oportunidade. O Juventude-RS foi eliminado nas oitavas de final e o Paraná Clube-PR caiu na terceira fase. Total de pontos: 15.

O Grupo 10 tem São Paulo-SP, três vezes campeão e seis vices. Em 2017, caiu na segunda fase, assim como o Botafogo-SP, vice em duas oportunidades, e o Sergipe-SE. O Cruzeiro-DF não participou. Total de pontos: 14.

O Grupo 9 tem Ponte Preta-SP, campeã duas vezes e vice outras cinco, que em 2017, caiu nas oitavas de final. A Chapecoense-SC foi eliminada nas quartas de final. Francana-SP e Araxá-MG não participaram. Total de pontos: 13.

O Grupo 23 tem Atlético-MG, três vezes campeão e uma vice, que caiu na segunda fase em 2017. Audax-SP e Rio Branco-ES ficaram em terceiro lugar na sua chave e o Fast Clube amargou a lanterna do seu grupo. Total de pontos: 13.

O Grupo 32 tem a Portuguesa-SP, campeã duas vezes e vice uma, lanterna de sua chave em 2017; América-MG, um título e terceiro colocado em seu grupo no ano passado; Teixeira de Freita/Olímpia-BA e Remo-PA não participaram. Total de pontos: 13.

O Grupo 20 tem o Paulista-SP, campeão uma vez e retirado da final ano passado ao ser excluído pela FPF por “gato”. O Avaí-SC foi eliminado nas oitavas de final e o Red Bull Brasil-SP caiu na terceira fase. O São José-RS não participou. Total de pontos: 12.

O Grupo 6 tem Internacional-RS, campeão quatro vezes e vice em uma ocasião, que caiu nas oitavas de final em 2017. O Boavista-RJ ficou em terceiro lugar na sua chave. Osvaldo Cruz-SP e Capital-TO não participaram. Total de pontos: 11.

O Grupo 30 tem Grêmio-RS, uma vez vice e desclassificado na segunda fase no ano passado, assim como o Trindade-GO. O Bragantino-SP caiu na terceira fase e o União Mogi-SP ficou em terceiro lugar no seu grupo. Total de pontos: 11.

O Grupo 17 tem Corinthians-SP, atual campeão, e maior vencedor na história do torneio, com dez títulos e oito vezes segundo colocado. Em 2017, a Ferroviária-SP caiu na segunda fase. O Pinheiro-PA amargou a lanterna da sua chave e o Corumbaense-MS não participou. Total de pontos: 10.

O Grupo 29 tem Goiás-GO, vice uma vez e desclassificado na segunda fase no ano passado, assim como o Flamengo-SP. O Guarulhos-SP, que estava na chave do seu rival rubro-negro, ficou em terceiro lugar, mesma colocação do Sete de Setembro-AL no seu grupo. Total de pontos: 10.

O Grupo 1 tem o Guarani-SP, que possui um título e um vice; Madureira-RJ, terceiro na sua chave, e Criciúma-SC, lanterna em outro grupo, eliminados na primeira fase em 2017; e Fernandópolis-SP, que não participou no ano passado. Total de pontos: 9.

O Grupo 4 tem Grêmio Novorizontino-SP, desclassificado na terceira fase no ano passado, assim como o Santos-SP, campeão três vezes, além de conquistar dois vice-campeonatos. Aliança-CE e América-RN não participaram. Total de pontos: 9.

O Grupo 28 tem Bahia-BA, vice uma vez e desclassificado na segunda fase no ano passado, assim como o Manthiqueira-SP. O São Bento-SP ficou em terceiro na sua chave e o Botafogo-PB ocupou a lanterna do seu grupo. Total de pontos: 9.

O Grupo 2 tem Atlético-PR, vice-campeão uma vez e caiu na segunda fase no ano passado, assim como o Votuporanguense-SP. O Rio Preto-SP ficou em terceiro lugar na sua chave e o Timon-MA não participou. Total de pontos: 8.

O Grupo 3 tem Figueirense-SC, campeão uma vez e caiu na segunda fase no ano passado; Mirassol-SP, eliminado nas oitavas de final. José Bonifácio-SP e América-PE não participaram. Total de pontos: 8.

O Grupo 13 tem Botafogo-RJ, vice uma vez e desclassificado nas quartas de final no ano passado. O Capivariano-SP caiu na terceira fase e o River-PI ficou na lanterna da sua chave. O Confiança-SE não participou. Total de pontos: 8.

O Grupo 21 tem Flamengo-RJ, que em 2017 caiu nas quartas de final e é três vezes campeão. O Aimoré-RS ficou em terceiro lugar na sua chave. Oeste-SP e Ji-Paraná não participaram. Total de pontos: 7.

O Grupo 25 tem Ceará-CE e São Caetano-SP, que caíram na terceira fase no ano passado, uma depois do Rio Branco-AC. O São Bernardo-SP ficou em terceiro lugar na sua chave. Total de pontos: 7.

O Grupo 27 tem Palmeiras-SP, vice duas vezes e desclassificado na segunda fase no ano passado, assim como o Taubaté-SP. O Luverdense-MT ficou na lanterna da sua chave, sem conseguir pontuar. O Moto Club-MA não participou. Total de pontos: 7.

O Grupo 18 tem o São Carlos-SP, que em 2017 caiu nas oitavas de final, uma fase depois da queda do Sport Recife-PE. O São Raimundo-RR ficou em terceiro lugar na sua chave. O Linense-SP não participou. Total de pontos: 5.

O Grupo 7 tem Penapolense-SP, que caiu na segunda fase; Náutico-PE, eliminado na terceira; Desportiva Paraense-PA, que ficou em terceiro lugar na sua chave, e o Velo Clube-SP não participou. Total de pontos: 4.

O Grupo 14 tem Desportivo Brasil-SP, Londrina-PR e União Rondonópolis-MT, que ficaram em terceiro lugar em suas chaves no ano passado e o Paysandu, lanterna do seu grupo. Total de pontos: 3.

O Grupo 15 tem o Primavera-SP, que caiu na terceira fase em 2017, o Vitória-BA, eliminado na segunda, o Atibaia-SP, que estava na mesma chave do rubro-negro baiano, e amargou a lanterna e o Globo-RN, que não participou. Total de pontos: 3.

O Grupo 16 tem o Ituano-SP, que foi desclassificado nas oitavas de final em 2017; o Vila Nova-GO, que ficou em terceiro lugar na sua chave; o XV de Piracicaba-SP, que acabou na lanterna do seu grupo, e o Santa Cruz-AL, que não participou. Total de pontos: 3.

O Grupo 19 tem o Estanciano-SE, que caiu na segunda fase em 2017. O Volta Redonda ficou em terceiro lugar no seu grupo e o Fortaleza-CE amargou a lanterna da sua chave. O Itapirense-SP não participou. Total de pontos: 2.

O Grupo 24 tem o Taboão da Serra-SP, quem em 2017 caiu na segunda fase. O Joinville-SC ficou em terceiro lugar na sua chave. Real-DF e São Paulo Crystal-AP não participaram. Total de pontos: 1.

E as duas “babas” do torneio são dois grupos em que apenas um clube esteve na disputa no ano passado, sendo eliminado no mata-mata, porém antes das oitavas de final. O Grupo 5 tem Atlético-GO, que caiu na segunda fase no ano passado, além de Tupã-SP, XV de Jaú e Lagarto-SE, que não participaram. E o Grupo 22 tem o Coritiba-PR, que caiu na terceira fase em 2017. Elosport-SP, Atlântico-BA e Comercial-MS não participaram. Total de pontos: -1.

 

Deixe sua opinião

Loading...