Loading...

Conheça o projeto do Resende FC, criado pelo técnico Ricardo Pagani

Ricardo Pagani assumiu o comando técnico da equipe sub-15 do Resende Futebol Clube-RJ na segunda quinzena de fevereiro, mas antes de estrear no Campeonato Carioca da categoria a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) suspendeu todas as atividades esportivas no Brasil.

Ricardo Pagani (à direita) foi o criador do projeto (Foto: InterMédio Sports)

Com passagens pela base dos paulistas Santo André, Desportivo Brasil e São Bento, Pagani esteve recentemente no Capital-TO, onde atuou na base e no profissional. Em função da interrupção do seu trabalho após um mês da chegada ao clube do Sul-Fluminense, que tem uma parceria com a Pelé Academia e com o Lyon-FRA, o treinador resolveu, na última semana, criar o projeto “O Meu Jogo É Em Casa”.

A ideia surgiu após constante contato com os atletas e pais e/ou responsáveis. O programa consiste em reuniões periódicas, partindo de partindo de três pilares: Resende/Lyon (princípios relacionados ao jogo, condicionamento geral, sendo o físico com treinos em casa, e desenvolvimento cognitivo dos aspectos técnicos, táticos e sociais, que envolvem a metodologia); Pelé Academia (ligado aos valores humanos, pessoais e esportivos, com tarefas auto-reflexivas e desenvolvimento da personalidade); Covid-19 (cuidados, que são de fundamental importância).

“A ideia foi bem original. Em contato com o nosso diretor, Hugo Machado, que está sempre nos apoiando, analisamos um cenário crítico e sem percepção de retorno às atividades. Com isso, batemos um papo e idealizamos o desenvolvimento deste projeto, com a comissão sempre presente. Gostei muito das tarefas de aprendizagem, a análise de desempenho quantitativa e qualitativa para atletas, visando o maior aprendizado e entendimento do jogo, sendo um catalizador do aprendizado para o dia a dia de treino. Criamos uma tarefa de autoconhecimento e desenvolvimento dos comportamentos através de um livro, pois nos baseamos na pirâmide de Willian Glasser, para atingir o maior sucesso desse ciclo (pessoa – atleta) e temos colhido grandes respostas”, disse o técnico, ao site oficial da InterMédio Sports.

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...