Loading...

Com trabalho sólido, Athletico-PR tenta surpreender no Brasileirão sub-20

Faltando 4 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a 18ª matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos um clube que tem colhido os frutos de suas categorias de base nos últimos anos e que pode surpreender nesta temporada: o Athletico-PR.

Furacão vem de ótima campanha na Copa São Paulo. Foto: Cahuê Miranda/ Athletico

O Furacão consolidou seu trabalho de base na última década. Com uma das melhores estruturas de treinamento do país, o clube apostou nos garotos para chegar ao sucesso no futebol profissional.

O trabalho sólido, no entanto, não consiste apenas em lançar os jovens no time principal. O Athletico foi um dos primeiros clubes brasileiros a investir em uma equipe de aspirantes, com atletas até 23 anos. O time foi utilizado em diversos momentos no Campeonato Paranaense dos profissionais e deu resultados.

Além do tricampeonato estadual, em que o time foi comandado pelos jovens jogadores, o processo de transição gradual possibilitou a revelação de muitos atletas. O clube, que já formou nomes como Kléberson, Fernandinho, Jádson, Alex Sandro e Neto – todos com passagens pela seleção brasileira -, fez grandes vendas e conquistou títulos com atletas que começaram sua trajetória no CT do Caju ou chegaram ao clube ainda jovens.

A geração de Otávio e Hernani não levantou taças de grande expressão pelo Furacão, mas Santos (que continua no clube), Léo Pereira, Robson Bambu, Renan Lodi e Bruno Guimarães foram desenvolvidos seguindo a metodologia do time de aspirantes e participaram dos títulos da Sul-Americana de 2018 e da Copa do Brasil do ano passado.

Além da formação de atletas, o trabalho de base também revela técnicos, como Tiago Nunes, que comandou a equipe principal nas duas conquistas citadas e Eduardo Barros, atual treinador do Furacão. O próximo na “fila” é Rafael Guanaes m comandante do time de aspirantes e da equipe sub-20 no Brasileirão deste ano.

O DaBase.com.br procurou o treinador para ouvi-lo sobre a preparação para o Brasileiro, mas o clube não permitiu a entrevista.

Furacão vem apostando nas revelações da base para o estadual. Foto: Divulgação/ Athletico

Guanaes chegou ao Athletico para a temporada de 2019 e obteve sucesso logo em seu primeiro ano. Ele comandou o time de aspirantes no título paranaense, além de levar a equipe sub-20 às semifinais da Copa Ipiranga e às quartas de final da Copa São Paulo deste ano.

O desafio, além de manter a formação de atletas em alta, é obter melhores resultados em campo com a base. Os desempenhos nas últimas competições mostram que o Athletico pode surpreender neste Brasileirão, algo que quase já ocorreu em outros anos.

O clube foi vice-campeão em 2014, perdendo a final para o Corinthians. Em 2017, a equipe parou nas semifinais, sendo eliminada pelo Cruzeiro graças a um gol marcado aos 39 minutos do segundo tempo. O Furacão ainda soma um vice-campeonato da Copa do Brasil em 2015 e da Copa São Paulo, em 2009, batendo na trave das conquistas na categoria.

Para 2020, o time pode ter reforços. Isso porque, diferentemente dos últimos anos, o Athletico decidiu não disputar o Brasileirão de Aspirantes. Com isso, alguns atletas de que estão em seus últimos anos na categoria e ainda não vêm sendo aproveitados no profissional poderão compor o elenco, caso do meia Jajá, vice artilheiro do último Brasileiro com onze gols, e do atacante Vinicius Mingotti.

Após a 11ª posição no ano passado, o clube também traz um elenco jovem, apostando em parte da equipe campeã paranaense sub-17 no ano passado. Nomes como Luan Patrick, zagueiro campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira em 2019, e Paulo Victor, artilheiro do clube na Copinha com cinco gols, podem ser os líderes do time na tentativa de surpreender os adversários.

MOMENTO

A equipe sub-20 rubro-negra voltou aos treinos visando a preparação para o Brasileiro sub-20. Com o aproveitamento de alguns jogadores no profissional e a subida de atletas do sub-17, que foi campeão paranaense em 2019, o time já fez um amistoso com o Grêmio, no CT do Caju. A categoria sub-20 saiu derrotada por 1 a 0 e a sub-19 venceu por 2 a 0. O Furacão volta aos gramados no dia 24, quinta-feira, às1 5h, diante do São Paulo, fora de casa.

DESTAQUES

Foto: Reprodução/ Instagram

O zagueiro Gabriel Fornari é observado pelo time profissional desde o ano passado. O jovem somou, em 2019, 24 partidas pela equipe sub-20 e outras sete no sub-23, marcando dois gols no Brasileirão de Aspirantes, além de ter sido relacionado para algumas partidas do Brasileirão. Apesar de não ter sido titular em todos os jogos da Copa São Paulo, o jogador de 19 anos deve ser um dos pilares defensivos do Athletico no Brasileirão.

 

Foto: Fábio Wosniak/ Athletico

Parceiro de zaga de Gabriel, Luan Patrick é uma das maiores promessas da base rubro-negra. O jogador chegou ao clube no fim de 2018 e  ganhou a titularidade do time sub-20 no ano passado, aos 17 anos. Ele foi titular da seleção brasileira campeã mundial sub-17 e chegou a ser relacionado para uma partida do time profissional. Neste ano, o jovem de 18 anos renovou contrato até 2024 e já recebeu sondagens do futebol alemão. Titular na Copa São Paulo e em quatro jogos do Paranaense, ele já treina com o grupo principal, mas deve ser opção no Brasileiro sub-20

Foto: Cahuê Miranda/ Athletico

Paulo Victor é a esperança de gols do time sub-20. O atacante chegou ao clube no ano passado, emprestado pelo Rio Preto-SP. Após ser reserva em boa parte da temporada e nos dois primeiros jogos da Copa São Paulodeste ano, o jovem assumiu a titularidade na terceira partida e se tornou o artilheiro do Furacão no torneio, com cinco gols em sete jogos. Relacionado para um duelo do Paranaense, o jogador de 19 anos foi comprado em definitivo neste ano e será peça fundamental no Brasileirão.

 

DUPLA DE VOLTA

Após uma curta experiência no time profissional, uma dupla de respeito deve reforçar o Athletico no Brasileirão sub-20. O meia Jajá, de 19 anos, e o atacante Vinicius Mingorti, de 20, foram devolvidos à equipe sub-20 para a disputa do Brasileirão, já que não vinham sendo aproveitados. O meia fez três gols em onze jogos neste ano e foi o vice-artilheiro do último Brasileiro sub-20, com onze gols. Já o atacante fez apenas um gol na temporada, além de três na Copinha. Outros nomes seguem firmes na equipe principal, casos dos volantes Kawan, de 18 anos, e Christian, de 19.

COMISSÃO TÉCNICA 

Foto: Miguel Locatelli/ Athletico

Rafael Guanaes tem uma década de experiência no interior paulista. O técnico de 39 anos chegou ao Furacão para a temporada 2019 e levou o time de aspirantes ao título paranaense. Nas competições de base, ele chegou às semifinais da Copa Ipiranga do ano passado e às quartas de final da Copa São Paulo deste ano. No Brasileirão, o treinador terá a seguinte comissão técnica:

Auxiliar Técnico: Alessandro Pinto

Preparador Físico: Gustavo Porto

Treinador de Goleiros: Marcelo Kriwouruska

Massagista: Gabriel Ramos

CALENDÁRIO

O Athletico vem com foco total para o Brasileirão. Sem vaga na Copa do Brasil sub-20 e com a suspensão do Campeonato Paranaense, a equipe terá apenas a principal competição nacional nesta temporada. O estadual estava previsto para começar, em abril, mas a pandemia mudou os planos da Federação Paranaense d Futebol (FPF), que ainda não definiu a realização do torneio. Além disso, o clube não disputará o Brasileirão de Aspirantes, podendo contar com alguns atletas do time sub-23 que ainda possuem idade para o sub-20.

Jogos do Athletico-PR no Brasileirão:

1ª rodada – 24/09, 15h – São Paulo x Athletico-PR

2ª rodada – 27/09, 15h – Athletico-PR x Fluminense

3ª rodada – 30/09, 15h – Athletico-PR x Grêmio

4ª rodada – 03/10, 15h – Bahia x Athletico-PR

5ª rodada – 11/10, 16h – Flamengo x Athletico-PR

6ª rodada – 14/10, 15h – Athletico-PR x Goiás

7ª rodada – 18/10, 15h – Athletico-PR x Atlético-MG

8ª rodada – 24/10, 15h – Botafogo x Athletico-PR

9ª rodada – 31/10, 15h – Athletico-PR x Vasco

10ª rodada – 04/11, 15h – Ceará x Athletico-PR

11ª rodada – 08/11 – Internacional x Athletico-PR

12ª rodada – 14/11 –Athletico-PR x Sport

13ª rodada – 22/11 – Athletico-PR x Corinthians

14ª rodada – 25/11 –Palmeiras x Athletico-PR

15ª rodada – 29/11 –Athletico-PR x América-MG

16ª rodada – 02/11 – Athletico-PR x Santos

17ª rodada – 06/11 – Chapecoense x Athletico-PR

18ª rodada – 13/11 – Cruzeiro x Athletico-PR

19ª rodada – 20/11 – Athletico-PR x Vitória

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...