Loading...

Com mudança no regulamento, Ferj divulga tabela do Carioca Sub-20

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou em seu sede o sorteio para definição da tabela do Campeonato Carioca Sub-20 de 2021, que acontecerá em 17 datas, sempre aos finais de semana.

Vasco é o atual campeão (Foto: Ferj)

Pela primeira vez desde 2007, a competição terá 12 clubes participantes, apenas os que estão na fase principal da categoria profissional. Assim, diferente dos últimos anos, as agremiações que participaram da fase preliminar não estarão presentes, precisando disputar o Estadual da Segunda Divisão também na categoria sub-20.

Assim, America (10º) e Friburguense (12º) foram alijados da disputa, mesmo ficando entre os 12 melhores do ano passado. Também ficaram de fora Cabofriense (14º), Americano (16º) e Sampaio Corrêa (promovido da Série B).

Na primeira fase, chamada de Taça Guanabara, os clubes jogarão entre si, em turno único, com os seis melhores de 2020 com um mando de campo a mais: Vasco da Gama (atual campeão), Botafogo, Fluminense, Volta Redonda, Madureira e Nova Iguaçu. Flamengo, Bangu, Resende, Portuguesa, Macaé e Boavista atuarão mais fora do que em casa.

Os oito primeiros avançarão às quartas de final, em cruzamento olímpico e jogos de ida e volta. Os quatro melhores terão a vantagem do empate em pontos ganhos e saldo de gols, além do direito de escolher exercer o mando de campo na primeira ou na segunda partida.

Os classificados vão às semifinais, novamente em cruzamento olímpico e jogos de ida e volta. Os dois melhores na primeira fase terão a vantagem do empate em pontos ganhos e saldo de gols, além do direito de escolher exercer o mando de campo na primeira ou na segunda partida.

Os qualificados à final decidirão o título outra vez em jogos de ida e volta, porém sem vantagem para qualquer agremiação. Caso haja dois empates ou uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols o campeão será conhecido nos pênaltis.

A primeira rodada, marcada para o dia 27 de março, terá os seguintes jogos: Vasco da Gama x Boavista, Bangu x Nova Iguaçu, Macaé Esporte x Fluminense, Flamengo x Botafogo, Portuguesa x Madureira e Resende x Volta Redonda.

Deixe sua opinião

É futebol de base? Então nada escapa dos meus olhos, seja no Brasil ou no exterior.
Loading...