América vem com grupo renovado para o Brasileirão. Foto: Mourão Panda/ América
Faltando 16 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a sexta matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos um clube que, em poucas participações na competição, mostrou o DNA formador e ótimos resultados em campo: o América-MG.
América vem com grupo renovado para o Brasileirão. Foto: Mourão Panda/ América
Longe dos maiores investimentos do Brasil, o América tem nas categorias de base um dos seus principais trunfos. Isso é visto com grandes revelações para o futebol brasileiro, como Tostão, Palhinha, Euller, Fred, Gilberto Silva e muitos outros.
Dentro de campo, o desempenho do time está entre os melhores. Em três edições disputadas, o Coelhãozinho conquistou o título de 2011, foi semifinalista em 2012 e ficou em nono no ano passado. Ao todo, em 32 partidas, foram 18 vitórias, três empates e onze derrotas, com 59% de aproveitamento.
O desempenho em campo é um dos combustíveis que embalam a equipe nesta edição. Entre os desafios no Brasileirão, o técnico Paulo Ricardo acredita que o time precisa viver jogo a jogo. Ele falou com exclusividade ao DaBase.com.br.
“Podemos esperar do América uma equipe organizada, competitiva, que sempre irá buscar a vitória nas partidas. O maior desafio será viver cada partia como se fosse a única, para aproveitar o máximo cada momento”
E o Coelhãozinho poderá focar totalmente no Brasileirão. A equipe sub-20 terá somente a competição pela frente em 2020, já que ainda não há uma definição sobre o Campeonato Mineiro.
América conquistou título brasileiro em 2011. Foto: Divulgação/ FGF
O elenco americano sofreu mudanças em relação às últimas disputas. Além dos atletas que superaram a idade da categoria, o atacante Guilherme Pira acertou com o Sport Recife. Ele foi o artilheiro do time no ano passado, com dez gols.
Entre as principais promessas da base, três atletas vêm integrando o grupo principal: o meia Gustavinho e os atacantes Kawe e Carlos Alberto, todos de 18 anos. Com isso, a juventude do grupo é um dos destaques para o técnico Paulo Ricardo.
“Acredito que temos um grupo jovem, mas que vem se se esforçando nos treinos em busca de colher bons frutos na competição”
A expectativa é de que alguns desses nomes possam trilhar o mesmo caminho de atletas consolidados no elenco principal, como o zagueiro Messias, os volantes Zé Ricardo e Flávio, o meia Matheusinho e o atacante Vitão.
MOMENTO
Os treinos do América-MG foram retomados no início de agosto seguindo uma série de protocolos referentes à pandemia do novo coronavírus. O clube ficou sem treinos durante grande parte do período de isolamento, voltando às atividades de maneira remota apenas m julho. Com foco exclusivo no Brasileiro, o clube segue a preparação para voltar aos gramados no dia 23 de setembro, contra o Ceará, em Belo Horizonte.
DESTAQUES
Foto: Reprodução/ Instagram
O goleiro Elzo chegou ao América-MG em 2018 e desde então vem chamando a atenção. O jogador de 20 anos já treinou entre os profissionais e foi titular da equipe nas duas últimas edições da Copa São Paulo. Em seu último ano na categoria sub-20, o paredão busca se destacar no Brasileiro para subir ao time profissional.
Foto: Mourão Panda/ América
Não é só o nome que chama a atenção. O lateral-direito Einstein, de 19 anos, também se destaca pelo bom futebol. No América-MG desde 2015, o jogador assumiu a titularidade do time sub-20 no ano passado, quando fez 37 partidas e marcou dois gols. No fim de 2019, o jovem ficou perto de deixar o clube e acertar com o Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, mas o negócio não avançou.
Foto: Reprodução/ Instagram
O volante GabrielAlves é uma das boas opções do elenco americano. Ele foi peça importante na Copa São Paulo do ano passado, quando o time chegou às oitavas de final. O jogador de 20 anos ainda não se tornou titular absoluto no sub-20, mas com as subidas de atletas, deve ter mais espaço no Brasileirão.
PROMISSORES
(Carlos Alberto). Foto: Mourão Panda/ América
(Kawe). Foto: João Zebra/ América
(Gustavinho). Foto: Reprodução/ Instagram
Três destaques da base americana já são utilizados na equipe principal mesmo tendo pelo menos dois anos de sub-20 pela frente. O meia Gustavinho (nascido em 2001) já foi relacionado para duas partidas do time principal na Série B, enquanto os atacantes Carlos Alberto e Kawe (nascidos em 2002) já estrearam nos profissionais e são grandes apostas do clube. Caso não sejam utilizados, os jovens poderão reforçar o time sub-20 no Brasileirão.
COMISSÃO TÉCNICA
Foto: Divulgação/ América
Com larga experiência no futebol de base, Paulo Ricardo começou a carreira no próprio América-MG, ainda nos anos 90. Depois de passagens por Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Athletico-PR, Bahia, Corinthians e Ponte Preta, entre técnico e coordenador, o comandante voltou ao Coelhãozinho em março de 2018 para manter o DNA formador do clube. No Brasileirão, ele terá a seguinte comissão técnica:
Auxiliar Técnico: Célio Costa
Preparador Físico: Igor Custódio
Treinador de Goleiros: Marcos Paulo Soares
Massagista: Adilson Teixeira
Roupeiro: Lara
CALENDÁRIO
O América deve ter foco total no Brasileirão. A equipe não conquistou a classificação para a Copa do Brasil sub-20 e, com a pandemia, não deve ter outras competições neste ano. O Campeonato Mineiro, que estava previsto para começar ainda em abril, foi suspenso e ainda não tem definição. Com isso, o clube disputará apenas o Brasileirão e já visa a Copa São Paulo do ano que vem.