Loading...

Com grupo jovem, América-MG quer manter aproveitamento no Brasileirão sub-20

Faltando 16 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a sexta matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos um clube que, em poucas participações na competição, mostrou o DNA formador e ótimos resultados em campo: o América-MG.

América vem com grupo renovado para o Brasileirão. Foto: Mourão Panda/ América

Longe dos maiores investimentos do Brasil, o América tem nas categorias de base um dos seus principais trunfos. Isso é visto com grandes revelações para o futebol brasileiro, como Tostão, Palhinha, Euller, Fred, Gilberto Silva e muitos outros.

Dentro de campo, o desempenho do time está entre os melhores. Em três edições disputadas, o Coelhãozinho conquistou o título de 2011, foi semifinalista em 2012 e ficou em nono no ano passado. Ao todo, em 32 partidas, foram 18 vitórias, três empates e onze derrotas, com 59% de aproveitamento.

O desempenho em campo é um dos combustíveis que embalam a equipe nesta edição. Entre os desafios no Brasileirão, o  técnico Paulo Ricardo acredita que o time precisa viver jogo a jogo. Ele falou com exclusividade ao DaBase.com.br.

“Podemos esperar do América uma equipe organizada, competitiva, que sempre irá buscar a vitória nas partidas. O maior desafio será viver cada partia como se fosse a única, para aproveitar o máximo cada momento”

E o Coelhãozinho poderá focar totalmente no Brasileirão. A equipe sub-20 terá somente a competição pela frente em 2020, já que ainda não há uma definição sobre o Campeonato Mineiro.

América conquistou título brasileiro em 2011. Foto: Divulgação/ FGF

O elenco americano sofreu mudanças em relação às últimas disputas. Além dos atletas que superaram a idade da categoria, o atacante Guilherme Pira acertou com o Sport Recife. Ele foi o artilheiro do time no ano passado, com dez gols.

Entre as principais promessas da base, três atletas vêm integrando o grupo principal: o meia Gustavinho e os atacantes Kawe e Carlos Alberto, todos de 18 anos. Com isso, a juventude do grupo é um dos destaques para o técnico Paulo Ricardo.

“Acredito que temos um grupo jovem, mas que vem se se esforçando nos treinos em busca de colher bons frutos na competição”

Para reforçar a equipe, o clube acertou a volta do lateral-esquerdo Vinícius Ventura, que estava emprestado ao Ituano, alem da chegada de três jovens: o goleiro Pedro Nesi o zagueiro Felipe Siedekum e o atacante Zé Gabriel.

A expectativa é de que alguns desses nomes possam trilhar o mesmo caminho de atletas consolidados no elenco principal, como o zagueiro Messias, os volantes Zé Ricardo e Flávio, o meia Matheusinho e o atacante Vitão.

MOMENTO

Os treinos do América-MG foram retomados no início de agosto seguindo uma série de protocolos referentes à pandemia do novo coronavírus. O clube ficou sem treinos durante grande parte do período de isolamento, voltando às atividades de maneira remota apenas m julho. Com foco exclusivo no Brasileiro, o clube segue a preparação para voltar aos gramados no dia 23 de setembro, contra o Ceará, em Belo Horizonte.

DESTAQUES

Foto: Reprodução/ Instagram

O goleiro Elzo chegou ao América-MG em 2018 e desde então vem chamando a atenção. O jogador de 20 anos já treinou entre os profissionais e foi titular da equipe nas duas últimas edições da Copa São Paulo. Em seu último ano na categoria sub-20, o paredão busca se destacar no Brasileiro para subir ao time profissional.

 

 

Foto: Mourão Panda/ América

Não é só o nome que chama a atenção. O lateral-direito Einstein, de 19 anos, também se destaca pelo bom futebol. No América-MG desde 2015, o jogador assumiu a titularidade do time sub-20 no ano passado, quando fez 37 partidas e marcou dois gols. No fim de 2019, o jovem ficou perto de deixar o clube e acertar com o Al Nasr, dos Emirados Árabes Unidos, mas o negócio não avançou.

 

 

 

Foto: Reprodução/ Instagram

O volante Gabriel Alves é uma das boas opções do elenco americano. Ele foi peça importante na Copa São Paulo do ano passado, quando o time chegou às oitavas de final. O jogador de 20 anos ainda não se tornou titular absoluto no sub-20, mas com as subidas de atletas, deve ter mais espaço no Brasileirão.

PROMISSORES

Três destaques da base americana já são utilizados na equipe principal mesmo tendo pelo menos dois anos de sub-20 pela frente. O meia Gustavinho (nascido em 2001) já foi relacionado para duas partidas do time principal na Série B, enquanto os atacantes Carlos Alberto e Kawe (nascidos em 2002) já estrearam nos profissionais e são grandes apostas do clube. Caso não sejam utilizados, os jovens poderão reforçar o time sub-20 no Brasileirão.

COMISSÃO TÉCNICA

Foto: Divulgação/ América

Com larga experiência no futebol de base, Paulo Ricardo começou a carreira no próprio América-MG, ainda nos anos 90. Depois de passagens por Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Athletico-PR, Bahia, Corinthians e Ponte Preta, entre técnico e coordenador, o comandante voltou ao Coelhãozinho em março de 2018 para manter o DNA formador do clube. No Brasileirão, ele terá a seguinte comissão técnica:

 Auxiliar Técnico: Célio Costa

Preparador Físico: Igor Custódio

Treinador de Goleiros: Marcos Paulo Soares

Massagista: Adilson Teixeira

Roupeiro: Lara

CALENDÁRIO

O América deve ter foco total no Brasileirão. A equipe não conquistou a classificação para a Copa do Brasil sub-20 e, com a pandemia, não deve ter outras competições neste ano. O Campeonato Mineiro, que estava previsto para começar ainda em abril, foi suspenso e ainda não tem definição. Com isso, o clube disputará apenas o Brasileirão e já visa a Copa São Paulo do ano que vem.

Jogos do América-MG no Brasileirão:

1ª rodada – 23/09 – América-MG x Ceará

2ª rodada – 27/09 – Flamengo x América-MG

3ª rodada – 30/09 – América-MG x Sport

4ª rodada – 04/10 – Santos x América-MG

5ª rodada – 11/10 – Cruzeiro x América-MG

6ª rodada – 14/10 – América-MG x São Paulo

7ª rodada – 18/10 – América-MG x Fluminense

8ª rodada – 25/10 – Bahia x América-MG

9ª rodada – 01/11 – América-MG x Atlético-MG

10ª rodada – 04/11 – Goiás x América-MG

11ª rodada – 08/11 – América-MG x Corinthians

12ª rodada – 14/11 – Grêmio x América-MG

13ª rodada – 22/11 – Vitória x América-MG

14ª rodada – 25/11 –América-MG x Internacional

15ª rodada – 29/11 – Athletico-PR x América-MG

16ª rodada – 02/11 – América-MG x Botafogo

17ª rodada – 06/11 – Vasco x América-MG

18ª rodada – 13/11 – América-MG x Palmeiras

19ª rodada – 20/11 – Chapecoense x América-MG

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...