Loading...

CBF divulga novo calendário para as competições de base femininas

O futebol feminino de base já tem data para retorno das competições nacionais. A CBF divulgou na última sexta (17) o calendário atualizado dos torneios, mantendo a programação de realizar o Brasileiro sub-16 e sub-18 e o Festival da Conmebol sub-14.

São Paulo é o atual campeão brasileiro feminino sub-16. Foto: Divulgação/ CBF

Ao lado das demais competições adultas, a entidade divulgou as novas datas dos torneios femininos. A primeira competição a ser realizada será o Brasileiro sub-16, previsto para ser disputado entre 2 e 11 de outubro.

O torneio contará com doze clubes, divididos em três grupos. Eles se enfrentarão em turno único dentro de suas chaves Os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado geral avançarão à semifinal, que assim como a decisão, será disputada em jogo único. O São Paulo venceu a primeira edição do torneio, diante do Santos, em 2019.

Entre 14 e 20 de dezembro, será realizada a Etapa Brasil do Festival Sul-Americano Conmebol sub-14. O campeonato contará com oito clubes divididos em dois grupos. As equipes jogarão dentro de suas chaves em turno único e os dois melhores times avançarão à semifinal, que assim como a decisão, será disputada em jogo único.

O campeão do torneio deve disputar a Libertadores sub-14 no ano seguinte, a ser confirmada pela Conmebol. O Centro Olímpico é o atual campeão das duas competições.

Por fim, a CBF promoverá o Brasileirão sub-18 entre os dias 6 de janeiro e 28 de fevereiro de 2021. O torneio contará com a participação de 24 equipes divididas em seis grupos. Os times se enfrentarão dentro de suas chaves em turno e returno. Os oito melhores avançarão à segunda fase, onde serão formados dois novos grupos com quatro equipes, que jogarão em turno único dentro das chaves.

Os dois melhores times de cada chave avançarão às semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como a decisão. O Internacional é  atual campeão do torneio, tendo batido o São Paulo na primeira edição, em 2019.

A CBF ainda não divulgou os detalhes das competições de base, como participantes, sedes e datas dos jogos. A entidade também deve divulgar o calendário atualizado dos torneios masculinos nos próximos dias. É esperado que o Brasileirão sub-20 volte no dia 23 de setembro, enquanto o sub-17 retorne em outubro.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...