Loading...

Carga gradual e prevenção de lesões: seleção feminina sub-17 mantém cuidados com a preparação física

A seleção feminina sub-17 completou uma semana de treinos na Granja Comary sob fortes cuidados com a saúde das atletas. Além de todos os protocolos de segurança referentes à pandemia, a cautela da preparação física é u dos principais pontos nesse início de trabalho.

Thiago Rezende vem comandando trabalho físico na seleção. Foto: Laura Zago/ CBF

As atividades desses primeiros dias foram baseadas em exames clínicos e treinos físicos, que contam com um trabalho realizado durante todo o período de isolamento. Preparador físico da seleção, Thiago Rezende comentou que manteve contato com atletas e clubes para ter o histórico físico de cada jovem.

“Nossa ideia é fazer uma progressão de carga gradual, porque com a pandemia algumas competições da categoria foram adiadas. Com os resultados das avaliações, vamos inserindo um das atividades que precisamos trabalhar e aprimorar o que já temos de qualidade no nível físico e tático”, explicou em entrevista ao site oficial da CBF.

A volta das atividades marca a retomada da preparação para o Sul-Americano sub-17, remarcado para os meses de novembro e dezembro, no Uruguai. Para fazer um trabalho seguro e intenso, Rezende explica que o os treinos partem da prevenção de lesões e recondicionamento físico, até que todas as meninas estejam no mesmo nível.

“A nossa maior preocupação é evitar lesões. Porque nesses meses elas treinaram em casa, longe do campo, da supervisão pessoal dentro das atividades do clube. Estamos realizando várias avaliações físicas, que já estavam no nosso protocolo, mas nessa convocação focamos no isocinético, para detectarmos se tinha uma atleta com desequilíbrio muscular. E assim, trabalharmos para que atinjam o condicionamento ideal”, detalha Thiago.

A técnica Simone Jatobá convocou 26 atletas para um período de quatro semanas de treinos. Elas estão concentradas na Granja Comary, em Teresópolis, até 9 de setembro.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...