Buscando “essência do futebol”, time Sub-14 do Cruzeiro treina na rua

Preocupado com o resgate do futebol arte, que para alguns foi perdido, o Cruzeiro resolveu inovar em sua metodologia de treinamento com algo que de novo não tem nada, mas sim de tradicional. Ao menos uma vez por semana, o time Sub-14 da Raposa deixa o “conforto” do campo e os rígidos esquemas táticos de lado e vão simplesmente brincar na rua.

Isso mesmo. A equipe treina no asfalto em um espaço reduzido, todos descalços, como se fosse uma pelada comum entre amigos. O objetivo? O técnico Lucas Batista explica. “A nossa grande preocupação é fornecer para eles o improviso, a criatividade, o lúdico, o prazer pela atividade”, explicou em entrevista ao canal fechado SporTV.

Garotos treinam na rua uma vez por mês (Foto: reprodução/SporTV)
Garotos treinam na rua uma vez por mês (Foto: reprodução/SporTV)

O treinador sabe que na rua os garotos são obrigados a raciocinar mais rápido e podem aprimorar o drible em espaço curto. Logicamente, há o ônus, como a possibilidade de lesões e a formação de bolhas nos pés, mas o esforço é válido e o trabalho parece estar dando certo: o time Sub-14 ainda não perdeu em 2015, foram 30 jogos, 27 vitórias e três empates.

De acordo com o diretor da divisão de base do Cruzeiro, Klauss Camara, a ideia é resgatar a essência do futebol brasileiro. “Os grandes craques do futebol do Brasil, em toda sua história, são oriundos de duas grandes escolas: a da rua e no futsal”, disse. O método vem sendo realizado há nove meses pelo time celeste.

Deixe sua opinião

Loading...