Brasil sagra-se campeão do Sul-Americano Sub-17
O Brasil venceu a Argentina por 3 a 2, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, pela última rodada do Hexagonal Final do Sul-Americano Sub-17 de 2023.
Mesmo sem os titulares Matheus Ferreira (suspenso) e Kauã Elias (machucado), o selecionado comandado pelo técnico Phelipe Leal começou bem. Riquelme abriu o placar aos 11 minutos e deu o passe para Dudu, aos 29, ampliar. A Argentina diminuiu aos 33, com Giménez.
Aos 11 minutos do segundo tempo, Echeverri igualou o marcador, porém aos 15, Dudu cobrou escanteio e Da Mata, de cabeça, deu o triunfo aos brasileiros, que terminaram invictos, com o melhor ataque e os artilheiros da competição, Kauã Elias e Rayan. Villalba ainda foi expulso, aos 50, por desferir um soco em Bernardo Valim. Na última jogada da partida, Rayan acertou o travessão.
Na sequência, o Equador empatou por 1 a 1 contra a Venezuela e deu ao Brasil, maior campeão do torneio, seu 13º título. A seleção brasileira terminou com 13 pontos ganhos, dois a mais que os equatorianos. Venezuelanos e argentinos acabaram com sete pontos somados. Os quatro se garantiram no Mundial que será disputado em novembro. Apenas para cumprir tabela, o Paraguai venceu o Chile por 1 a 0 e conquistou o quinto lugar, com quatro pontos, deixando os chilenos na lanterna, com zero.