Base do Fluminense recebe delegação de time finlandês em intercâmbio
A divisão de base do Fluminense recebeu nesta semana uma delegação do FC Lahti, da Finlândia, formada por treinador, auxiliar técnico e dois jogadores, que puderam acompanhar de perto a metodologia de treinamento e a filosofia de jogo trabalhada em Xerém.
Os integrantes do time finlandês ficaram durante toda a semana no CT Vale das Laranjeiras em intercâmbio, onde puderam trocar experiências com os atletas e treinadores do Tricolor, no intuito de evoluir não só desportivamente, mas também culturalmente.
“Este tipo de intercâmbio é fundamental para nossos atletas e profissionais de Xerém. Na Europa é muito comum esta troca de experiência e aqui na América do Sul é algo que encontramos dificuldades em fazer. Nossos jogadores conhecem uma nova cultura, convivem com formas diferentes de pensar o futebol e a vida. Certamente evoluem tanto dentro como fora de campo. A vinda destes profissionais também mostra que nosso trabalho internacional está sendo reconhecido. Eles poderiam escolher outro clube, mas são nossos parceiros oficiais e vieram trocar experiências conosco”, disse Marcelo Teixeira, gerente da base do Flu.
O jovem Mikko Kuningas, de 18 anos, que é atleta do FC Lahti, se disse impressionado com a qualidade técnica dos jogadores tricolores e elogiou a forma como foi recebido junto ao companheiro Paavo Voutilainen.
“É uma honra e uma grande oportunidade ver de perto, com meus próprios olhos, a academia de formação do Fluminense. Estar aqui e respirar o mesmo ar dos brasileiros é muito bom. Pudemos ver a forma de treinar, aprendemos muito. Os jogadores nos trataram bem, todos conversando, interagindo, trocamos informações, mesmo com a dificuldade do idioma. Ficamos felizes em estar aqui e vimos como os brasileiros têm uma qualidade impressionante. No mano a mano é um absurdo, muita qualidade e muita velocidade”, contou.
O Fluminense costuma realizar viagens com suas categorias de base para o exterior com alguma frequência e possui parcerias internacionais que são utilizadas para dar mais experiência aos seus atletas. Além disso, o clube oferece curso de inglês, palestras e programações culturais para ajudar na formação extracampo dos jogadores.