Bahia tem ano vitorioso na base
O ano de 2016 foi especial para o Esporte Clube Bahia. O Esquadrão de Aço sagrou-se campeão estadual nas categorias sub-15, sub-17 e sub-20, vencendo, nas três oportunidades, o seu maior rival, Vitória.
No sub-15, após perder o jogo de ida da final por 1 a 0, o time tricolor derrotou o Leão, que havia levantado a taça no ano passado, por 2 a 0, na volta.
No sub-17, o Bahia derrotou o rubro-negro, que era o atual campeão baiano e havia chegado à decisão invicto, por 1 a 0 nas duas partidas finais.
No sub-20, disputado no primeiro semestre junto com os profissionais, os garotos do Fazendão venceram o Leão por 1 a 0 na ida e empataram por 1 a 1 no segundo jogo. O Tricolor conquistou o título de forma invicta. Foram 12 partidas disputadas, com dez triunfos e dois empates.
Em âmbito nacional, o Bahia caiu logo na primeira fase da Copa do Brasil Sub-17, diante do Sport Recife, que viria a ser o vice-campeão. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior parou nas oitavas de final, nos pênaltis, contra o futuro campeão Flamengo. No Campeonato Brasileiro Sub-20 foi o terceiro colocado no seu grupo e foi eliminado na fase inicial por ter pior saldo de gols que o Coritiba. E na Copa do Brasil Sub-20 chegou à final, perdendo para o São Paulo.
Já em 2017 estreia na Copa São Paulo no próximo dia 4, contra o Trindade, campeão goiano sub-20 de 2016. Em amistoso de preparação, no campo 1 do CT do Fazendão, o Esquadrão de Aço venceu o União, de Lauro de Freitas, pelo placar de 2 a 0, gols dos atacantes Hugo Freitas e Júnior Brumado.