Avaí cria projeto pioneiro para auxiliar na formação de atletas da base
O Avaí lançou, nesta segunda-feira (23), um material que promete melhorar o funcionamento das categorias de base do clube. Trata-se do Projeto Político Pedagógico, composto de dois volumes, que prometem dar um norte aos profissionais das categorias de base no que diz respeito ao sucesso na formação de atletas.
Os documentos foram criados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e, segundo o clube, é pioneiro no Brasil. Durante alguns meses, coordenadores do SENAC estiveram no CT do Avaí para recolher informações sobre os processos executados nas categorias infantil, juvenil e júnior com o objetivo de criar documentos para o auxílio na formação juntamente com as comissões técnicas.
“O Projeto Político e Pedagógico do Avaí Futebol Clube surgiu após uma conversa com o presidente Nilton, que nos pediu para melhorar o funcionamento das categorias de base. Nossa equipe trabalhou em conjunto com as comissões técnicas da base e o resultado final está pronto para que seja colocado em prática”, disse o Diretor Regional do SENAC, Rudney Raulino.
Além disso, dentro de um dos volumes do projeto está o Programa de Formação das Categorias de Base, que é alinhado às premissas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a estrutura de Clube Formador. A ideia é que o documento seja uma fonte de consulta que deve ser aperfeiçoada a cada evolução nos processos.
“É preciso agradecer o empenho e a dedicação do Rudney, da Daiane Borba, Glauce Pereira e Leila Pietro, do SENAC, e dos nossos colaboradores. Agora, vamos aprovar os documentos em reunião da executiva e colocá-los em prática. Será um POP em nossos procedimentos na ISO”, disse o presidente do Avaí, Nilton Macedo Machado.