Loading...

Audiência pública levanta debate sobre a reforma na legislação do futebol de base

Os coordenadores de base dos principais clubes brasileiros se encontrarão em Brasília para uma audiência pública com a Comissão de Reformulação da Legislação do Esporte, às 18h, desta quarta-feira (8). O evento busca melhorias nas categorias inferiores de futebol no país.

maxresdefault
Damiani tem passagem pelo Palmeiras (Foto: reprodução/CBF)

O convite para o debate partiu do deputado Vicente Cândido (PT-SP), em um seminário realizado pela CBF em abril, onde parlamentar ouviu relatos dos palestrantes Marcelo Teixeira, gerente da base do Fluminense, e Erasmo Damiani, coordenador das divisões de base da CBF, sobre a situação das categorias inferiores brasileira.

“É muito importante saber que estão começando a se preocupar com a formação dos jovens jogadores no Brasil. Temos muito o que evoluir neste sentido. Fazemos no Fluminense muitos projetos para diminuir estes problemas, mas há coisas que fogem aos clubes. Este encontro é fundamental. Estaremos deslumbrando uma possibilidade de avanço em leis que vão proteger os clubes no processo de formação de jogadores no Brasil “, comenta Marcelo Teixeira.

À frente da coordenação das categorias de base da Seleção desde 2015, Erasmo Damiani buscou ressaltar a importância e o ineditismo do encontro no país.

“É fundamental essa discussão, porque é a primeira vez que temos a oportunidade de expor a real situação que vive a base do Brasil, que também atinge a CBF. São reivindicações feitas há anos pelos clubes, para que eles tenham segurança no processo de formação de jogadores”, afirma.

Entre os principais assuntos da pauta do encontro, está o fato dos clubes não poderem alojarem garotos menores de 14 anos, enquanto em outros países esse processo é legal a partir dos 12 anos.

Deixe sua opinião

Loading...