Artilheiro dos minutos finais, Marcos Dias quer mais um título pelo sub-20 do Vasco e sonha com São Januário lotado

Após conquistar o Campeonato Carioca, a equipe sub-20 do Vasco vai em busca de mais um título na temporada: a Copa do Brasil. O Cruzmaltino inicia a disputa das finais no próximo domingo (27), às 14h, diante do Bahia, em Pituaçu, Salvador. Para chegar à decisão, o time contou com o faro de gol do atacante Marcos Dias.

Marcos Dias conquistou a Taça Guanabara e o Carioca Sub-20 em 2020. Foto: Reprodução/ Instagram

Um dos artilheiros da equipe na competição, o atacante fez dois dos seus três gols nos minutos finais, garantindo resultados importantes. Além de marcar na vitória sobre o Trem-AP, por 2 a 0, na primeira fase, o camisa 9 anotou o gol do empate por 2 a 2 com o Moto Club-MA na segunda fase, fora de casa, e diante do Atlético-MG, balançando as redes aos 41 minutos do segundo tempo para empatar o duelo em 1 a 1.

Em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br, o jovem de 19 anos disse que a chave para ser decisivo é a concentração e a confiança.

“Acho que não tem segredo, algo muito importante é a concentração e a confiança, são os principais fatores. A concentração pra você se posicionar da melhor forma e a confiança para você não errar quando a oportunidade aparecer”.

A confiança, contudo, sofreu um abalo em 2019, quando ele defendia o Palmeiras. Em uma fase sem balançar as redes, a ajuda do coach Wellington Júnior foi fundamental para que ele se recuperasse e reencontrasse o caminho do gol no Vasco.

“Acho que isso foi de grande ajuda para mim, estava em um momento em que não estava fazendo gols e sem confiança. O treinamento com o coach me ajudou a retomar a confiança dentro de campo”, destacou.

Jogador técnico, veloz e finalizador, Marcos tem como inspiração dois grandes nomes da posição e artilheiros natos – Romário e Ronaldo Fenômeno. Cadastrado na plataforma ClubFut, que reúne jovens de todo o país com o sonho de se firmarem como atletas profissionais, ele aconselha aos atacantes: treinem e busquem o gol.

“A principal dica é treinar muito, para quando a oportunidade aparecer você estar preparado, e também ter foco, porque a carreira de jogador não é fácil e é preciso abrir mão de algumas coisas. Para os atacantes, foquem em fazer gols. É claro que não é só isso, mas eu acho que é o principal para a posição”, apontou.

Antes de conquistar a oportunidade de atuar em um dos principais clubes do Brasil, Marcos Dias passou por muitos desafios que outros jovens vivem. Natural de Embaúba, município do interior de São Paulo com pouco menos de 2.500 habitantes, ele começou a jogar futebol vendo o irmão mais velho, descalço, nas ruas.

Em busca de espaço, ele passou pela cidade vizinha, Novais, defendeu o Grêmio Catanduvense no Paulistão Sub-13 e voltou à sua terra, onde já disputava campeonatos amadores entre os adultos aos 12 anos de idade. Marcos Dias se destacou, foi chamado para a escolinha Bola na Rede, de Catanduva, e de lá foi fazer testes em grandes clubes. Porém, a trajetória não seria tão fácil assim, como ele relembra.

“Eu fui chamado para testes no Athletico-PR e no Cruzeiro, ambos na mesma semana, e eu escolhi o do Athletico. Acabei não passando, aí o pessoal do Bola na Rede me arrumou um teste no Atlético-MG, e também não passei. Continuei jogando na escolinha e tempos depois eles arrumaram uma peneira com o olheiro Marcão Pirassununga, do Grêmio. Eu passei na peneira. Aí passou um tempo, o Marcão foi para o Palmeiras e me levou para fazer um teste, onde graças a Deus eu fiquei para a categoria sub-15”, contou.

Marcos Dias já anotou 11 gols em 34 jogos em 2020. Foto: Alexandre Neto/ Divulgação

A passagem pelo Palmeiras foi extremamente vitoriosa, somando títulos internacionais, nacionais e encerrando o ano de 2019 com a conquista do Paulistão Sub-20. Na virada do ano, o jovem foi contratado pelo Vasco, onde já conquistou o Campeonato Carioca, anotando quatro gols no torneio. Em busca de mais uma taça, ele afirma que a final da Copa do Brasil é um novo capítulo e que precisa ser encarado com muito foco.

“Acho que cada final é uma história nova, vou estar focado em dar o meu melhor assim como todo o grupo. Espero contribuir da melhor forma possível, a gente sabe da qualidade do Bahia e sabemos que será um jogo muito difícil e que será decidido nos detalhes”, comentou.

Apesar do sucesso, Marcos Dias tem o futuro indefinido no Cruzmaltino. Seu vínculo se encerra em fevereiro de 2021, porém o atacante diz não pensar na renovação, mas sim em finalizar a temporada em alto nível.

“Gostaria de permanecer no Vasco, é um clube que me identifiquei, tem uma das torcidas mais apaixonadas e que gosto muito, além de ter um grupo muito forte e que briga por todos os títulos. Mas no momento, não estou pensando em contratos ou algo do tipo, só estou pensando em acabar meu ano jogando bem e com mais um título, e depois eu vou parar, sentar com meus empresários e minha família e ver o que vai acontecer”.

O desejo de permanecer no clube está ligado aos sonhos futuros. Além de pensar na Seleção Brasileira e em grandes clubes europeus, Marcos Dias quer, acima de tudo, subir ao time profissional e pisar no gramado de São Januário com as arquibancadas lotadas

“Meu sonho no momento é subir para o profissional do Vasco e jogar em São Januário lotado, a torcida é maravilhosa, sempre apoiando o time. Tive a oportunidade de acompanhar da arquibancada, espero em um futuro próximo estar lá dentro do campo. E claro, dar títulos pra esse time gigante, que todos sabem do peso que tem essa camisa, todo jogador que joga com essa camisa tem que ter uma mentalidade vencedora”, finalizou.

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...