Loading...

Apostando em uma nova safra, Internacional quer manter ciclo de revelações e títulos no Brasileirão sub-20

Faltando 14 dias para o início do Brasileirão sub-20, o DaBase.com.br faz a oitava matéria especial de uma série sobre os participantes do torneio nacional. Hoje, veremos o atual campeão da Copa São Paulo que, com um rupo jovem, quer manter o alto padrão de jogo e as promissoras revelações para o time principal: o Internacional.

Atual campeão da Copa São Paulo, Inter vem em busca do título brasileiro. Foto: Marcos Ribolli

O Colorado é um dos times da moda em 2020. Com a chegada de Eduardo Coudet ao time profissional, o clube ganhou força e hoje lidera o Brasileirão. Na base, a equipe sub-23 fechou 2019 com a conquista do Brasileirão de Aspirantes e e começou o ano com o título da Copa São Paulo e várias revelações.

Destaque da competição, Bruno Praxedes subiu para o time profissional com apenas 18 anos, Outras promessas como Zé Gabriel, Johnny e João Peglow ganharam espaço e são peças fundamentais no esquema de Coudet. Além deles, o clube contou com o desempenho e faturou milhões com a venda de Bruno Fuchs ao CSKA, da Rússia.

Uma das apostas para seguir revelando é utilizar equipes mais jovens em competições como o Brasileirão sub-20. Essa deve ser a ideia para o torneio de 2020, como explica o técnico Fábio Matias em entrevista exclusiva ao DaBase.com.br.

“No Brasileirão do ano passado, fizemos uma redução da idade para o sub-18. Esse foi o efeito, sabendo que na Copa São Paulo a idade se igualaria. O resultado foi uma consequência disso. A base do ano passado está sendo mantida, tirando quem subiu ao profissional. Nosso plantel é 2001/2002, uma equipe muito jovem, é uma aposta do Inter”

Apesar do 17º lugar no Brasileirão de 2019, essa metodologia tem dado ótimos resultados também em campo. Pentacampeão da Copa São Paulo, o Colorado já havia alcançado as semifinais em 2018, além de já ter vencido a Copa do Brasil em 2014, o Brasileirão de Aspirantes em 2017 e 2019 (com vários jogadores da categoria) e o tricampeonato gaúcho sub-20.

O desempenho levou o clube à terceira colocação do Ranking DaBase nacional, disputando ponto a ponto a vice-liderança na Região Sul com o rival Grêmio.

Colorado revelou vários atletas com o título da Copinha. Foto: Divulgação/ Intrnacional

No Brasileiro, o Inter já conquistou dois títulos, em 2006 e 2013. No entanto, desde que a CBF passou a organizar a competição, a partir de 2015, o Colorado não chegou às finais. Vindo de um grande título na temporada, a edição de 2020 pode ser a grande oportunidade do clube fechar esse ciclo vitorioso. Mas Fábio Matias ressalta que o favoritismo depende muito do decorrer da temporada.

“Ser candidato ao título depende muito do contexto. Vamos para o Brasileiro com um nível bom, esperamos ser candidatos ao título, mas vai depender do que o campeonato vai nos proporcionar. É uma competição longa, estamos no retorno de uma parada pela pandemia, isso pode atrapalhar um pouco, mas estão todos nessa mesma batida”, comentou.

Com foco nas competições nacionais, o Colorado quer fazer das categorias de base um espelho do time profissional. Além de preparar os jogadores, que chegam prontos ao time de cima, Fábio Matias pretende desenvolver os atletas em um determinado modelo de jogo que abrange ideias próximas das trabalhadas por Coudet e que possibilitam uma maior evolução individual e coletiva.

“Vamos manter a questão da proposição de jogo, é um modelo que forma melhor a equipe, evitamos o jogo reativo. Temos que manter a intensidade, pressionar, estar no campo adversário. Isso é a base do nosso profissional,. Já aplicávamos na Copa São Paulo e pretendemos evoluir, ter bons resultados e potencializar os atletas”

MOMENTO

A equipe sub-20 colorada voltou aos treinos no início de agosto seguindo uma série de protocolos de segurança referentes à pandemia do novo coronavírus. O elenco campeão da Copa São Paulo passou por mudanças, com jogadores subindo ao time profissional e outros sendo promovidos do sub-17. Além disso, o time sub-23 foi encerrado, modificando a estrutura interna das categorias de base. A preparação para o Brasileiro segue até o dia 23 de setembro, data da estreia contra o Flamengo, em casa.

DESTAQUES

Foto: Divulgação/ Internacional

Meia com ótima chegada ao ataque, Cesinha foi um dos destaques do Internacional na Copa São Paulo. O piauiense chegou ao Rio Grande do Sul através do Três Passos e se juntou ao Colorado em 2018. Autor de seis gols no ano passado e de mais três na Copinha, o jovem de 19 anos já treina entre os profissionais, mas ainda não foi utilizado, podendo descer e reforçar o time sub-20 no Brasileirão.

 

 

Foto: Reprodução/ Instagram

Matheus Monteiro é um dos veteranos da equipe sub-20. O atacante chegou ao Inter no ano passado, quando marcou oito gols em 37 partidas pelas equipes sub-20 e sub-23. Titular e um dos artilheiros colorados na Copa São Paulo com três gols, o atacante de 20 anos também já é observado no elenco principal e poderá dar experiência ao jovem time na temporada.

 

 

Foto: Divulgação/ Internacional

Tavares é uma das novidades do elenco colorado. Promovido ao time sub-20 neste ano, o atacante de 18 anos foi um dos principais nomes da equipe sub-17 em 2019, quando foi campeão gaúcho e artilheiro do time no Brasileiro, com quatro gols. No clube desde as categorias menores, o caçula deve ganhar mais espaço no renovado grupo colorado.

TRIO DE GRANDES EXPECTATIVAS

O Inter contratou, no início do ano, um trio de estrangeiros promissores para a equipe sub-20. O meia colombiano Andrés Amaya e os atacantes argentinos Tomás Lujan e Maxi Zalazar chegaram por empréstimo, mas com a interrupção das atividades ainda não fizeram suas estreias. Amaya e Zalazar, inclusive, já integraram os treinos da equipe profissional, mas devem seguir como opções para o Brasileirão

COMISSÃO TÉCNICA

Foto: Divulgação/ Internacional

Fábio Matias iniciou sua segunda passagem pela base do Internacional em março do ano passado. Após passar por Desportivo Brasil, Grêmio e Figueirense, o técnico comandou o time sub-20 colorado rumo ao título estadual e, com várias revelações para o profissional, conquistou a Copa São Paulo deste ano. Para o Brasileirão, ele terá a seguinte comissão técnica:

 Auxiliar Técnico: João Miguel

Preparador Físico: João Goulart

Treinador de Goleiros: Leonardo Martins

Massagista: Marcos Copetti

CALENDÁRIO

O Inter vem para a temporada 2020 com duas competições nacionais. Além do Brasileirão, o clube disputará a Copa do Brasil, na qual estreia no dia 7 de outubro, contra o Vilhenense-RO, em casa. Atual campeão gaúcho, o Colorado ainda não sabe se defenderá o título estadual, já que a Federação Gaúcha de Futebol não definiu a realização de torneios de base neste ano.

Jogos do Internacional no Brasileirão:

1ª rodada – 23/09 – Internacional x Flamengo

2ª rodada – 27/09 – Chapecoense x Internacional

3ª rodada – 30/09 – Internacional x Goiás

4ª rodada – 04/10 – Sport x Internacional

5ª rodada – 11/10 – Internacional x Palmeiras

6ª rodada – 14/10 – Botafogo x Internacional

7ª rodada – 18/10 – São Paulo x Internacional

8ª rodada – 25/10 – Internacional x Vitória

9ª rodada – 01/11 – Fluminense x Internacional

10ª rodada – 04/11 – Internacional x Grêmio

11ª rodada – 08/11 – Internacional x Athletico-PR

12ª rodada – 14/11 – Ceará x Internacional

13ª rodada – 22/11 – Internacional x Vasco

14ª rodada – 25/11 –América-MG x Internacional

15ª rodada – 29/11 –Internacional x Cruzeiro

16ª rodada – 02/11 – Internacional x Atlético-MG

17ª rodada – 06/11 – Corinthians x Internacional 

18ª rodada – 13/11 – Internacional x Santos

19ª rodada – 20/11 – Bahia x Internacional

Deixe sua opinião

Jornalista apaixonado por qualquer espécie de futebol
Loading...