28 seleções estão garantidas na 2ª fase de qualificação da Euro Sub-17 de 2022
Resta apenas o Grupo 11 para o fim da 1ª fase de qualificação da UEFA Euro Sub-17, que definirá os 30 países que se juntarão à Holanda e Espanha na 2ª fase.
Portugal (anfitrião), Ucrânia, País de Gales e Cazaquistão vão duelar em turno único, de 10 a 16 de novembro, e os dois primeiros seguirão adiante. O terceiro só irá se for um dos quatro melhores.
No momento a situação dos quatro terceiros colocados é a seguinte: Macedônia do Norte e Bósnia (quatro pontos e saldo +4), Hungria (quatro pontos e saldo +2) e Bielorrússia (quatro pontos e saldo +1).
Já estão classificados também Turquia e Dinamarca (Grupo 1); República Tcheca (Grupo 2); Luxemburgo e Bélgica (Grupo 3); Estônia e Geórgia (Grupo 4); Irlanda e Polônia (Grupo 5); Alemanha e Rússia (Grupo 6); Suíça e Finlândia (Grupo 7); Grécia e França (Grupo 8); Eslovênia e Kosovo (Grupo 9); Bulgária e Sérvia (Grupo 10); Itália e Escócia (Grupo 12); Inglaterra e Eslováquia (Grupo 13).
A última vaga será definida num confronto direto pelo Grupo 2, entre Suécia (quatro pontos e saldo positivo de oito gols) e Letônia (três pontos e saldo positivo de dois), no dia 23 de novembro, em Göteborg, mas que dará vaga a ambos com um empate.
A nova etapa, marcada para março de 2022, terá as 32 seleções divididas em oito grupos, sendo as oito de melhor coeficiente como cabeças-de-chave, incluindo holandeses e espanhóis.
Nenhum vencedor de grupos na 1ª fase de qualificação pode jogar contra os segundos classificados da mesma chave. Essa proteção não existe para os melhores terceiros colocados. Os oito vencedores e os sete segundos classificados com os melhores resultados frente às primeiras e terceiras equipas das respectivas chaves vão juntar-se ao anfitrião Israel na fase final.