Após Conselho Técnico, Mineiro Sub-20 de 2024 está definido
Por Vinicius Fernandes
18 de março de 2024
0 Comments
Em Conselho Técnico realizado na sede da Federação Mineira de Futebol (FMF) foram definidos todos os detalhes do Campeonato Mineiro Sub-20 de 2024, que terá 15 clubes na disputa: América Futebol Clube, Associação Desportiva Internacional de Minas, Athletic Club, Atlético Clube Três Corações, Betim Futebol, Boston City Futebol Clube, Clube Atlético Mineiro, Coimbra Esporte Clube Ltda, Cruzeiro Esporte Clube, Contagem Esporte Clube, Esporte Clube Futgol, Ipatinga Futebol Clube, Minas Boca Futebol Ltda., Santarritense Futebol Clube e XV de Novembro Esporte Clube.
A fórmula de disputa definida repete o modelo da edição anterior, sendo a competição realizada com uma fase inicial e mata-mata em seguida. O campeonato terá início previsto para o dia 11 de maio.
Na 1ª Fase, as 15 equipes se enfrentarão um turno único, até o dia 17 de agosto, classificando-se para a fase seguinte as oito primeiras colocadas. Se necessário, serão observados os critérios de desempate previstos no RGC: a) maior número de vitórias; b) maior saldo de gols; c) maior número de gols marcados; d) confronto direto; e) menor número de cartões vermelhos recebidos; f) menor número de cartões amarelos recebidos; g) sorteio público na sede da FMF (no caso de empate entre mais de dois clubes, não será considerado o quarto critério). Ao final desta fase os cartões serão zerados. Terminada esta fase, as duas equipes piores classificadas estarão rebaixadas para o Campeonato Mineiro 2025 – Sub20 – 2ª Divisão.
Nas Quartas de Final, as oito equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida (31 de agosto) e volta (7 de setembro), com os quatro clubes de melhor campanha na 1ª Fase disputando o segundo jogo como mandante. Os confrontos serão entre 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
Na Semifinal, as quatro equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida (14 de setembro) e volta (21 de setembro), com os dois clubes de melhor campanha na 1ª Fase disputando o segundo jogo como mandante.
Na Final, as duas equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida (28 de setembro) e volta (5 de outubro), com o clube de melhor campanha na 1ª Fase disputando o segundo jogo como mandante.
Em todo o mata-mata, quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas, serão observados os seguintes critérios: a) maior saldo de gols; b) cobrança de pênaltis.